20.5 C
Brasília
quinta-feira, 21 novembro, 2024

A América Latina e o mundo saúdam a primeira mulher presidente do México

Cidade do México, 3 de junho (Prensa Latina) Governadores e figuras políticas da América Latina, do Caribe e de outras regiões do mundo expressam hoje sua satisfação com a vitória eleitoral de Claudia Sheinbaum no México, onde será a primeira mulher a ocupar a presidência .

As saudações sucedem-se desde que começaram a surgir as primeiras tendências na contagem dos votos, cujo balanço preliminar a declarou vencedora com um apoio nas urnas de cerca de 60 por cento.

A Costa Rica foi um dos primeiros países a enviar mensagens de felicitações e desejar uma administração de sucesso ao candidato da coligação governista Vamos Continuar a Fazer História, liderada pelo partido Morena.

Os presidentes de Honduras e da Guatemala, Xiomara Castro e Bernardo Arévalo, respectivamente, em suas cartas de felicitações também expressaram sua disposição de trabalhar juntos para o fortalecimento contínuo das relações bilaterais.

Da Nicarágua, o presidente Daniel Ortega avaliou o acontecimento como uma “vitória histórica” e indicou que a “seriedade, firmeza e amor demonstrado pelo México e suas famílias” serão fatores decisivos” para o trabalho de Sheinbaum.

O colombiano Gustavo Petro afirmou que trabalhará com o mexicano para “ver a América Latina unida e progredindo”, enquanto o dignitário cubano Miguel Díaz-Canel saudou a sua eleição histórica como a primeira mulher nesse cargo naquele país.

Para o chefe de Estado da Venezuela, Nicolás Maduro, a vitória constitui uma “extraordinária demonstração de civilidade e democracia”, e o seu homólogo boliviano,

Luis Arce disse estar convencido de que sob o seu mandato os laços mútuos ganharão força e ambos os povos avançarão ainda mais “no caminho da fraternidade, cooperação e solidariedade”.

As mensagens também vieram dos governos de Belize, Canadá e Espanha, de figuras importantes da Guatemala, dos ex-líderes da Argentina Alberto Fernández e Cristina Fernández de Kirchner, além do atual presidente do México, Andrés Manuel López Obrador, e do rival candidatos durante o dia das eleições neste domingo.

Da mesma forma, as diferentes câmaras do sector empresarial do país e o povo em geral mostraram o seu apoio ao seu virtual chefe de Estado, regozijaram-se com a vitória nas urnas e esperaram que a sua administração fosse sinónimo de prosperidade económica e maior segurança.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS