22.5 C
Brasília
quinta-feira, 29 janeiro, 2026

“O começo do fim”: a previsão sombria de um bilionário para o sistema monetário global

Imagem ilustrativaGettyimages.ru

Ray Dalio atribui esse cenário ao que ele chama de “guerra de capitais”.

RT – O fundador da Bridgewater Associates, Ray Dalio, afirmou que o mundo está testemunhando “o começo do fim do sistema monetário como o conhecemos “, alertando que não apenas o dólar americano enfrenta tensões estruturais, mas todas as principais moedas fiduciárias. Segundo o investidor, os Estados Unidos, a Europa, o Reino Unido, o Japão e a China compartilham problemas semelhantes de dívida e desequilíbrios financeiros.

Durante uma entrevista ao programa “On The Record” do The National News, Dalio explicou que os conflitos comerciais estão dando lugar ao que ele descreveu como ” guerras de capitais “, marcadas por significativas interdependências financeiras entre os países e pelo receio de que os fluxos de capital possam ser restringidos. Nesse contexto, ele observou que o impacto dessas tensões pode ser ainda maior do que o das disputas tarifárias.

Ele enfatizou que essa mudança já se reflete no comportamento dos bancos centrais, que estão aumentando constantemente suas reservas de ouro. ” O ouro sempre foi a principal moeda e é a única que não pode ser impressa “, afirmou Dalio, que destacou que tanto os bancos centrais quanto os fundos soberanos estão recorrendo ao metal precioso como um porto seguro diante da transformação do sistema monetário global.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS