22.5 C
Brasília
segunda-feira, 3 novembro, 2025

EUA atacam 4 navios no Pacífico, matando 14 pessoas

Em nota publicada na terça-feira em sua conta X, na qual compartilhou um vídeo do momento dos ataques, Hegseth vinculou as vítimas ao narcoterrorista, afirmando que oito “narcoterroristas” foram mortos no primeiro ataque, quatro no segundo e três no terceiro, e que as operações também tiveram um sobrevivente e as autoridades mexicanas aceitaram seu resgate.

“ Ontem, sob a direção do presidente (Donald) Trump, o Departamento de Guerra conduziu três ataques cinéticos letais contra quatro embarcações operadas por organizações terroristas designadas (DTOs) que traficavam narcóticos no Pacífico oriental ”, escreveu ele em seu memorando.

O responsável justificou que “ os narcoterroristas mataram mais americanos do que a Al-Qaeda ” e que “ serão tratados da mesma forma ”.

Hexath insistiu que todos os ataques ocorreram em águas internacionais e não forneceu mais detalhes sobre os mesmos. No entanto, eles marcam uma escalada no ritmo dos ataques que começaram no início de setembro, primeiro no Caribe e depois no Pacífico, atraindo duras críticas dos governos da Venezuela e da Colômbia. Esta é a primeira vez que Washington anuncia múltiplos ataques aéreos em um único dia.

A presença militar dos EUA no Caribe inclui destróieres com mísseis guiados, caças F-35, um submarino nuclear e aproximadamente 6.500 soldados. O Pentágono também enviou o USS Gerald Ford, o porta-aviões mais moderno e importante da frota americana, para a região na última sexta-feira.

De acordo com a ABC News , a última operação dos EUA eleva o número total de pessoas mortas nos ataques para mais de 50. A Associated Press informou que o número de mortos em 13 ataques aéreos dos EUA no Caribe e no Oceano Pacífico chegou a 57.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS