22.5 C
Brasília
segunda-feira, 3 novembro, 2025

Cuba lembra Camilo Cienfuegos 66 anos após seu falecimento

Havana, 28 de outubro (Prensa Latina) Os cubanos comemoram hoje o 66º aniversário da morte do Comandante Camilo Cienfuegos, conhecido na ilha como o Herói de Yaguajay.

Também conhecido como o Senhor da Vanguarda, ele perdeu a vida em 28 de outubro de 1959, quando o avião em que viajava caiu na água.

De natureza alegre e jovial, o Herói de Yaguajay era um homem de abundante patriotismo, daí sua disposição em se alistar na expedição do iate Granma que partiu de Tuxpan, México, em 25 de novembro de 1956, com 82 combatentes.

No início da Guerra de Libertação, Camilo Cienfuegos, nascido em 6 de fevereiro de 1932, em Havana, começou a se destacar por suas habilidades como um dos soldados mais importantes do Exército Rebelde, onde chegou ao posto de comandante.

Entre agosto e outubro de 1958, ele liderou uma coluna de invasão da Sierra Maestra até o centro do país, onde liderou com sucesso diversas ações militares.

Após o triunfo da Revolução em 1º de janeiro de 1959, e até sua infeliz morte física em 28 de outubro daquele ano, Camilo Cienfuegos foi um dos líderes mais prestigiosos da maior das Antilhas.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS