26.5 C
Brasília
quinta-feira, 19 dezembro, 2024

Iniciativas de paz de Brasil, China e África do Sul sobre a Ucrânia são ‘sinceras’, diz Putin

Sputnik – Nesta quinta-feira (19), o presidente da Rússia, Vladimir Putin, realiza uma grande coletiva de imprensa, na qual responderá a ampla diversidade de questões não só da mídia como da população russa. Neste ano, a grande conferência de imprensa e a Linha Direta são realizadas em simultâneo.

A Linha Direta e a coletiva de imprensa anual são formatos de comunicação pública de longa data do presidente russo.
Conteúdo
Ucrânia é capaz de existir apenas recebendo apoio de parceiros ocidentais, afirma Putin
Putin diz que Ocidente tem medo da concorrência por isso impõe sanções contra Rússia
Putin: decisão de 2022 devia ter sido tomada antes e mais preparada
O presidente russo Vladimir Putin disse que a decisão de iniciar a operação militar especial foi forçada devido às ameaças à Rússia. Ele disse que teria sido melhor tomar essa decisão mais cedo e com a Rússia estando mais preparada.
Putin indica políticos com quem gostaria de se encontrar
O presidente russo Vladimir Putin disse que gostaria de se encontrar com os políticos mundiais que contribuíram para o desenvolvimento das relações de seus países com a Rússia.
Putin indicou em particular o ex-chanceler alemão Helmut Kohl (no cargo entre 1982 e 1998), o ex-presidente francês Jacques Chirac (1995-2007) e o ex-primeiro-ministro italiano Silvio Berlusconi (1994-1995, 2001-2006, 2008-2011).
Rússia mantém sua posição sobre criação do Estado da Palestina
Putin disse que desconhece os objetivos de Israel na Faixa de Gaza, mas que suas ações são repreensíveis.
A Rússia mantém sua posição sobre a solução do problema israelo-palestino: deve ser estabelecido o Estado da Palestina. O principal beneficiário dos acontecimentos na Síria é Israel, disse ainda o presidente russo.
Rússia não tem condições preliminares para iniciar negociações com Ucrânia, diz Putin
A Rússia está pronta para negociar com a Ucrânia com base nos acordos alcançados em Istambul em 2022, levando em conta a situação no terreno, enfatizou o presidente russo Vladimir Putin.
Contudo, a Rússia só conversará com o atual líder ucraniano Vladimir Zelensky se ele organizar eleições na Ucrânia para confirmar sua legitimidade, uma vez que Moscou assinará um acordo de paz apenas com um líder legítimo, disse Putin.
Putin lembrou mais uma vez que a Rússia nunca se recusou a negociar.
EUA poderiam fornecer à Ucrânia sistemas THAAD para a Rússia obter seus segredos tecnológicos, sugere Putin
Nível de relações entre Rússia e China atingiu patamares inéditos
Ao longo da última década, o nível de relações entre os dois países atingiu patamares nunca antes vistos. Nas relações bilaterais, tudo o que a Rússia e a China fazem é baseado na total confiança, disse Putin respondendo à pergunta de como avalia o desenvolvimento das relações entre Moscou e Pequim.
Putin: prontidão de combate do Exército russo é a mais alta do mundo, o mesmo se aplica ao complexo industrial-militar
Vladimir Putin afirmou que a prontidão de combate das Forças Armadas russas é a mais alta do mundo, com o crescimento da indústria de defesa do país. Enquanto isso, quase todos os países-membros da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) estão lutando contra a Rússia, disse Putin.
Os preços das munições no Ocidente estão quatro vezes mais caros, o orçamento militar até 3% do PIB pode não ser suficiente para estes países.
Rússia sempre esteve pronta para negociações com a Ucrânia
Respondendo a uma pergunta de um jornalista dos EUA sobre a disposição de chegar a um compromisso com Kiev, Putin disse que “a política é a arte do compromisso, a Rússia sempre esteve pronta para negociações”, frisou ele.
O chefe de Estado lembrou que, no final de 2022, já haviam sido alcançados acordos com Kiev, mas Boris Johnson, ex-premiê britânico, proibiu a Ucrânia de concordar com a paz.
BRICS não é ferramenta antiocidental, afirma Putin
O presidente russo Vladimir Putin refutou a visão de que o BRICS é uma ferramenta para se contrapor ao Ocidente, pois não há uma agenda de confronto na organização.
Assassinato de general russo foi um ato terrorista, diz Putin
O recente assassinato do chefe das Tropas de Defesa Radiológica, Química e Biológica das Forças Armadas da Rússia, o tenente-general Igor Kirillov, foi um ato terrorista que poderia ter atingido um grande número de pessoas, disse o presidente russo Vladimir Putin.
“Não ouvimos qualquer condenação desse tipo de ataques terroristas!”, enfatizou Putin.
Situação na Síria não é fácil, Rússia espera por uma paz rápida naquele país
Em relação à Síria, a principal tarefa da Rússia era impedir a criação de um enclave terrorista lá. Este objetivo foi alcançado, notou o presidente russo.
Moscou não tinha tropas terrestres na Síria, apenas bases militares, disse ele. Hoje a situação da Síria não é fácil. Moscou espera manter suas bases militares e que rapidamente haja paz. A esmagadora maioria dos países do Oriente Médio são favoráveis à manutenção das bases russas na Síria.
Nada pode abater o sistema russo oreshnik, diz Vladimir Putin
Rússia tem recursos suficientes para reconstruir todos os territórios libertados, afirma Putin

“Chega! Nem sequer deve haver qualquer dúvida sobre isso!”, respondeu o presidente russo Vladimir Putin à pergunta sobre se há recursos suficientes para restaurar totalmente todos os territórios que a Rússia libertou.

Putin citou o “boom de construção” em Mariupol, cidade onde cerca de 1,7 mil prédios já foram restaurados e onde a população está crescendo rapidamente.
Oreshnik é arma nova com base em pesquisa já da época pós-soviética, diz Putin
Rússia fará tudo para garantir a segurança de Belarus, diz Putin

“Isso [a mudança da doutrina nuclear da Rússia] aumenta a responsabilidade dos países hostis não nucleares e garante a segurança de Belarus. Se o nosso aliado, Belarus, se defrontar com as mesmas ameaças, então a Rússia vai considerar isso como se fossem ameaças para a própria Rússia. E fará tudo para garantir a segurança de Belarus.

Tropas russas todo dia estão fazendo avanços significativos por toda a linha de frente, confirma Putin
Rússia vai preservar os ritmos alcançados e mudar qualidade da economia, diz Vladimir Putin
Putin afirma que Oreshnik é uma arma avançada e que participou da decisão sobre sua produção
O presidente russo Vladimir Putin afirmou que o Oreshnik, um dos mais novos sistemas russos de mísseis de médio alcance, recentemente testado em condições de combate sem ogivas nucleares, é um sistema moderno baseado em anteriores desenvolvimentos russos.
Putin confirmou que participou da decisão sobre o desenvolvimento do míssil e ressaltou que os mísseis interceptores instalados na Polônia não são capazes de o derrubar.
O presidente sugeriu que o próprio Ocidente definisse os alvos em Kiev a serem atingidos pelo míssil para ver se poderiam derrubá-lo.
Rússia superou Japão e Alemanha é agora a 4ª economia no mundo, diz Vladimir Putin
Região de Kursk provavelmente é o ‘maior cemitério’ de equipamentos militares da OTAN
O número de veículos blindados destruídos na região russa de Kursk superou a quantidade de equipamentos destruídos durante todo o ano passado, observou o líder russo. Putin admite que a região de Kursk é “o maior cemitério do mundo de equipamentos militares da OTAN”.
Putin: não se sabe por que as forças ucranianas invadiram a região de Kursk
Ele acrescentou que não havia necessidade militar de o fazer. A Ucrânia está sacrificando suas melhores unidades de assalto na região de Kursk. Não há qualquer dúvida de que a região de Kursk será libertada, disse o presidente.
Putin diz que situação no front está mudando drasticamente
Quando perguntado se a vitória está mais próxima, o presidente russo Vladimir Putin disse que a situação na área da operação militar especial está mudando drasticamente, com as tropas russas avançando por toda a linha de frente.
Segundo ele, o Exército russo está se aproximando dos objetivos estabelecidos no início da operação, libertando muitos quilômetros quadrados de território.
Em grande parte, o crescimento da economia da Rússia é resultado de sua soberania, diz Putin
O crescimento da economia russa se deve em grande parte ao fortalecimento da soberania do país. A soberania é importante para qualquer país, ela deve estar no coração.
Economia da Rússia é estável, estamos nos desenvolvendo, disse Putin respondendo à primeira pergunta de como o país é capaz de continuar seu crescimento, em condições “em que o mundo está enlouquecendo”.

Centenas de representantes da mídia federal, regional e estrangeira, incluindo jornalistas de países não amigáveis, foram credenciados para a Linha Direta com Vladimir Putin.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS