22.5 C
Brasília
segunda-feira, 3 fevereiro, 2025

Irã: Terroristas na Síria têm ligações estreitas com os EUA e Israel

HispanTV – O Irã denuncia a “estreita ligação” dos terroristas na Síria com os Estados Unidos e o regime israelita e alerta que a insegurança na Síria afetará os países vizinhos.

“Muitos dos problemas na região são causados ​​por intervenções estrangeiras. Os grupos Takfiri na Síria têm uma relação estreita com os Estados Unidos e o regime sionista. O regresso dos terroristas põe em perigo a segurança da Síria. A continuação desta situação afetará os vizinhos da Síria ”, denunciou esta segunda-feira o ministro dos Negócios Estrangeiros do Irão, Seyed Abás Araqchi, numa conferência de imprensa conjunta com o seu homólogo turco, Hakan Fidan, em Ancara.

Irã: Terroristas sobrevivem graças à presença dos EUA na Síria

Irã alerta sobre o papel de Israel na propagação do terrorismo na região

O chefe da diplomacia iraniana indicou que seria um erro considerar que o regime sionista não teve qualquer papel nas novas tensões na Síria.

Apelou a iniciativas eficientes e rápidas para prevenir a insegurança e a instabilidade na Síria e reafirmou o firme apoio da República Islâmica ao povo sírio, ao seu exército e ao seu governo.

Ministro das Relações Exteriores Araqchi: O Irã e a Resistência apoiam a Síria contra conspirações | HispanTV

Ministro das Relações Exteriores Araqchi: O Irã e a Resistência apoiam a Síria contra conspirações | HispanTV

O ministro dos Negócios Estrangeiros iraniano esclarece que Teerão e a Resistência apoiam a Síria contra os terroristas e opta pelo diálogo com Türkiye a favor da estabilidade regional.

“A estabilidade e a tranquilidade na Síria são de grande importância. O Irão continuará as suas consultas na região. “Acreditamos que os diálogos regionais desempenham um papel crucial para evitar a perturbação da estabilidade na Síria”, indicou.

Araqchi também esteve em Damasco no domingo, onde se encontrou com o presidente sírio, Bashar al-Assad, transmitindo o firme apoio de Teerã à Síria , que está sob ataque relâmpago desde quarta-feira por grupos terroristas armados, liderados por Hayat Tahrir al-Assad. (HTS, anteriormente conhecida como Frente Al-Nusra).

Por sua vez, Hakan Fidan indicou que Ancara não quer ver uma nova escalada na guerra na Síria, que continua desde 2011.

Por outro lado, afirmou que alcançar a segurança na região depende da paz na Palestina, sublinhando que devem ser tomadas as medidas necessárias para pressionar o regime israelita a aceitar um cessar-fogo permanente.

“Nada deveria fazer você esquecer Gaza. Devemos continuar as nossas ações para pôr fim ao genocídio e criar um Estado palestiniano. O mandado de prisão do Tribunal Penal Internacional (TPI) contra (Benjamín) Netanyahu e (Yoav) Gallant é um passo promissor em termos de justiça”, afirmou.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS