21.5 C
Brasília
sábado, 19 outubro, 2024

A restauração gradual do sistema elétrico nacional continua em Cuba

Havana, 19 out (Prensa Latina) Cuba planeja hoje aumentar a geração de eletricidade com a entrada no sistema de usinas termelétricas, flutuantes e motores, informou o Ministério de Energia e Minas.

A carteira especificou na sua conta em X que os microssistemas, estabelecidos em todo o país, contribuem atualmente com 370 megawatts e o combustível está disponível.

Segundo o diretor de Energia Elétrica do Ministério de Energia e Minas, Lázaro Guerra, no oeste do país a restauração do Sistema Eletroenergético Nacional (SEN) já começou com o comissionamento da termelétrica Santa Cruz e as obras estão em andamento para ligar a fábrica de Mariel.

Em aparição em rede nacional, explicou que a central da Energás está em serviço e atendendo um nível de carga em Havana e Mayabeque.

Guerra explicou que na região centro do país o microssistema permanece estável e acrescentou que os recentes desligamentos do SEN foram influenciados pela disponibilidade de combustível.

Assegurou que os trabalhos continuarão “intensamente, sempre com a maior tranquilidade possível para podermos concluir com sucesso a restauração do sistema no menor tempo possível”.

Durante este sábado, na província central de Villa Clara, localizada a 278 quilómetros a leste de Havana, o serviço foi gradualmente restaurado a 39 por cento dos clientes do território e estão a ser feitos trabalhos para manter a vitalidade dos serviços básicos à população, como saúde, alimentação, comunicações, abastecimento de água e distribuição de gás liquefeito.

Da mesma forma, na província de Las Tunas, foi confirmada a instalação de vários microcircuitos que atendem pontos essenciais da economia e os principais hospitais e estações de abastecimento de água.

Segundo reportagens do site Cubadebate, em Pinar del Río até agora apenas entre oito e nove mil clientes têm serviço de eletricidade.

Enquanto, em Havana, 25 circuitos espalhados por diferentes zonas da cidade, que já contam com eletricidade, com 46,71 megawatts em funcionamento, juntamente com 12 subestações em transmissão, quatro motores geradores em Regla e em Naval.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS