19.5 C
Brasília
sexta-feira, 3 janeiro, 2025

Ataque terrorista ao sistema elétrico da Venezuela afeta 25%

Sputnik – A Venezuela denuncia que o sistema nacional de transmissão elétrica foi alvo de um ataque terrorista que afetou um quarto do país.

O ministro venezuelano de Energia Elétrica, Jorge Márquez, informou que sabotagem no Sistema Elétrico Nacional (SEN) causou cortes de energia em vários estados e na capital, Caracas, na tarde desta quarta-feira.

“Quero denunciar novamente um ataque terrorista ao sistema elétrico nacional, desta vez ao sistema de transmissão do nosso país. Estes terroristas só pensam em prejudicar o nosso país, pretendem gerar ansiedade e inquietação, enquanto o nosso povo trabalha para avançar”, declarou Márquez num telefonema ao canal estatal VTV .

O impacto do ataque foi sentido imediatamente na capital, onde o transporte subterrâneo foi forçado a suspender as operações por aproximadamente uma hora. As autoridades relataram que o serviço está sendo restaurado gradualmente.

Diante desta situação, o ministro Márquez garantiu que a Corpoelec, empresa estatal de energia elétrica, está trabalhando arduamente para recuperar a carga e restabelecer o serviço nas áreas afetadas. Nas suas declarações, estimou que a normalização do fornecimento de energia eléctrica demoraria entre 40 minutos e uma hora.

Maduro em apagão massivo: Há uma “sala de guerra fascista” nos EUA | HispanTV

Maduro em apagão massivo: Há uma “sala de guerra fascista” nos EUA | HispanTV

O presidente da Venezuela, ao relatar um apagão massivo no seu país, disse que nos EUA existe uma “sala de guerra fascista” que ataca os sistemas públicos.

Este ataque recente junta-se a uma série de incidentes semelhantes que afetaram vários sistemas de serviços venezuelanos nos últimos meses.

Nova sabotagem na Venezuela, agora contra o sistema ferroviário

Em 30 de agosto, a Venezuela sofreu o apagão mais longo desde março de 2019 – quando a nação petrolífera passou vários dias no escuro – depois de sofrer uma falha elétrica que cortou a energia em Caracas e nos 23 estados do país.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS