23.5 C
Brasília
quinta-feira, 2 janeiro, 2025

Os Incas, o Império do Sol (+Fotos +Vídeo)

Lima (Prensa Latina) Quando Pizarro e seu exército chegaram a Cajamarca, foram recebidos em paz; O Império Inca estava no auge e na consolidação há apenas alguns anos.

Por: Manuel Robles Sosa

Correspondente no Peru

O império expandiu-se através da conquista e assimilação de povos até dominar um território que se estendia ao norte até a atual Colômbia e ao sul até o norte do que hoje é a Argentina e o Chile.

Mas também foi erodido pela divisão do poder, consequência de uma guerra civil entre os filhos do inca Huayna Cápac, Huáscar, nascido em Cusco, capital do império, e Atahualpa, nascido em Quito, hoje capital do Equador. .

A vitória de Atahualpa, nomeado por Huayna Cápac, sobre Huáscar, nomeado pelos conselheiros de Cusco, e a posterior morte do derrotado foi recente.

É por isso que um irmão de Huáscar, Manco Inca, aliou-se aos conquistadores, embora mais tarde, quando estes se recusaram a reconhecê-lo como o novo Inca, tenha liderado uma longa guerra contra os espanhóis.

Os invasores enganaram o Inca Atahualpa e acabaram matando-o por ser ímpio (dizem que, quando lhe deram a Bíblia como luz da verdade, ele se sentiu enganado e a jogou no chão, o que marcou o início do astuto ataque de a cavalaria invasora), após receber o pagamento de um resgate em ouro e prata exigido em troca do respeito à sua vida.

A história de Tahuantinsuyo, nome quíchua do império, começa no início do século XIII e o primeiro inca, Manco Cápac, segundo a lenda, deixou o Lago Titicaca (o Sol) com sua esposa, Mama Ocllo, e o deus Inti. ordenou-lhe que procurasse Q’osqo (o umbigo do mundo).

A mais alta divindade andina deu-lhe uma barra de ouro, para que, quando conseguisse enterrá-la, ali encontrasse a capital do império, onde atualmente está localizada a cidade de Cusco, principal atração turística do país e considerada uma das principais atrações turísticas do país. destinos mais importantes da América Latina.

Na cidade, cujo traçado original é a silhueta de um puma, há vestígios dos palácios de pedra incas, sobre os quais os espanhóis construíram templos católicos e até muros de ruas, além de tradições e outras expressões culturais – como a validade do Língua quéchua -, sendo sua expressão máxima o chamado santuário inca de Machu Picchu.

Nos arredores da cidade fica Sacsayhuamán, uma espécie de muralha defensiva formada por enormes pedras de até 120 toneladas, sobrepostas e solidamente unidas, sem qualquer argamassa.

No interior, no Vale Sagrado dos Andes, encontram-se as ruínas de Ollantaytambo, entre as quais se destaca o Templo do Sol, também construído com enormes pedras talhadas com ferramentas artesanais, embora recentemente se tenha considerado possível que os Incas fabricassem pedras artificiais.

Na região de Apurímac, ao norte de Cusco, fica a cidadela de Choquequirao, semelhante a Machu Picchu, mas de difícil acesso devido ao seu acesso íngreme.

Como todos os impérios, os Incas expandiram-se pela força, mas com a política de integração denominada mitimaes, que consiste em deslocar uma parte da população conquistada para territórios Incas consolidados e substituí-la no seu local de origem por habitantes Incas, numa espécie de fusão de culturas.

A administração do império baseava-se num Estado forte onde todos prestavam homenagem através do tempo de trabalho ao império, do carácter comunitário de todos os bens e da redistribuição dos recursos para todos os povos, na medida das suas necessidades.

O império também assumiu as conquistas dos povos conquistados, como a construção com pedras sobrepostas, retiradas da cultura Tiwanacu ou Tiauanacu (localizada onde hoje é a Bolívia), a cerâmica, os têxteis, a ourivesaria e outras habilidades.

O território foi dividido em quatro susios (regiões): Chinchaysuyo (noroeste), Antisuyo (nordeste), Contisuyo (sudoeste) e Collasuyo (sudeste), que juntos formavam o Tahuantinsuyo.

Eles estavam ligados por uma rede rodoviária que cobria todo o Império, a Trilha Inca, que ainda existe em grande parte e que, como Machu Picchu, foi declarada Patrimônio Mundial pela UNESCO.

Dispunham também de uma rede de fazendas leiteiras, onde os viajantes descansavam e recuperavam as forças, bem como um sistema de armazenamento de grãos em cavidades nas montanhas, que eram mantidos em bom estado pelo vento frio das alturas; uma espécie de reservas para alimentar a população em situações de desastre.

Existem muitos mistérios a serem decifrados sobre como era o Império Inca, como o quipus, sistema de registro de informações ainda em estudo e composto por finas cordas de lã com nós.

O império durou mais de dois séculos, durante os quais foi governado por 14 Incas, entre os quais se destacou Pachacutec, guerreiro e conquistador que expandiu o Império Inca até a sua consolidação.

Nota: Existem diferentes versões sobre as datas e períodos em que governaram.

A sucessão dos Incas foi mantida entre os nativos ao longo do tempo, sendo um deles José Gabriel Condorcanqui, Túpac Amaru II, que liderou a maior rebelião indígena contra o domínio espanhol, em 1780.

O apego do povo cusco às suas tradições e o orgulho pelos seus antepassados ​​​​se expressa todo dia 24 de junho no festival Inti Raymi (Festival do Sol), uma grande encenação da grandeza de Tahuantinsuyo, no cenário natural da esplanada de Sacsayhuamán. , com a impressionante moldura da parede feita de gigantescos blocos de pedra.

O ator principal, rigorosamente selecionado, é obviamente aquele que faz o papel do Inca e o povo de Cusco diz sentir que, naquela data e naquela atuação, ele está reencarnado em quem o interpreta.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS