© Sputnik / Maksim Blinov
Sputnik – O Fórum Municipal Internacional do BRICS (IMBRICS), que começou hoje (27) na capital russa, é parte integrante do Plano de Ação da presidência rotativa do bloco durante a gestão da Rússia e tem como objetivo promover a comunicação eficaz entre parceiros.
O IMBRICS é uma plataforma importante para a troca de experiências e ideias entre representantes de governos regionais e municipais dos países integrantes do BRICS, bem como para a construção de comunicações comerciais eficazes com empreendedores da Rússia e outros países parceiros, diz o site do evento.
Apoiado pela Administração Presidencial e pelo Ministério das Relações Exteriores da Rússia, bem como pela Agência Federal Rossotrudnichestvo e pelo governo de Moscou, o evento busca facilitar o acesso entre os parceiros através de apresentações e estabelecimento de parcerias que viabilizem as trocas de experiência com foco nas relações comerciais e soluções inteligentes para questões do dia a dia das cidades como mobilidade e acessibilidade.
“Em 1º de janeiro, a Rússia recebeu o bastão da presidência do BRICS, uma associação que, de acordo com a decisão adotada pela 15ª Cúpula do BRICS em agosto de 2022, [que] agora inclui dez países. Egito, Etiópia, Irã, Arábia Saudita e Emirados Árabes Unidos se juntaram ao BRICS como novos membros plenos, o que é uma forte indicação da crescente autoridade da associação e seu papel nos assuntos internacionais”, disse o presidente russo Vladimir Putin.
Ainda de acordo com Putin, o bloco tem atraído cada vez mais apoiadores e países com ideias semelhantes que compartilham princípios como igualdade soberana, respeito pelo caminho escolhido de desenvolvimento, interesses mútuos no sentido de uma nova configuração da ordem internacional multipolar e um sistema financeiro e comercial global justo.
Através dos encontros entre os diferentes participantes, é possível o estabelecimento de memorando de entendimento e acordos bilaterais que visam o desenvolvimento regional, uma vez que grande parte das cidades de países do Sul Global que compõem o BRICS, dividem semelhantes realidades socioeconômicas.
Em 2022, o Fórum IMBRICS foi incluído no texto da Declaração de Pequim da XIV Cúpula do BRICS e é designado como um mecanismo significativo para promover o desenvolvimento urbano e estabelecer vínculos entre cidades gêmeas dos países do BRICS no âmbito da Agenda de Desenvolvimento Sustentável até 2030.