© Rovena Rosa/Agência Brasil
Sputnik – O embarque do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para Santiago, no Chile, acontece neste domingo (4) para uma extensa agenda de compromissos no país. Além de encontro com políticos, Lula vai participar de um fórum com empresários e assinar diversos acordos bilaterais.
Lula será recebido na segunda-feira (5) no Palácio de La Moneda, que é a sede do governo chileno, pelo presidente Gabriel Boric, quando terão um encontro reservado. Na sequência, vai ocorrer uma reunião com os gabinetes dos dois presidentes.
Conforme o Ministério das Relações Exteriores, há expectativa de assinatura de pelo menos 15 acordos bilaterais em áreas como direitos humanos, investimentos, relações comerciais, defesa, ciência e tecnologia.
Ainda durante o dia, Lula terá encontros com os presidentes do Judiciário e do Legislativo do Chile e vai se reunir com dirigentes da companhia de aviação Latam, que é a principal empresa chilena em operação no Brasil.
Por fim, o presidente brasileiro será recebido por representantes da Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (CEPAL) e participa do encerramento do Fórum Empresarial Chile-Brasil. O evento deve reunir pelo menos 500 lideranças dos setores privado e público.