18.5 C
Brasília
quarta-feira, 5 fevereiro, 2025

A Embaixada da Argélia em França celebra o 62º aniversário da independência nacional

PARIS – A embaixada da Argélia em França organizou uma cerimónia comemorativa por ocasião do 62º aniversário do Dia da Independência Nacional.

Além de ser um momento intenso de fraternidade e profunda contemplação em memória do valente Chouhada, a recepção organizada pela Embaixada foi uma oportunidade para o embaixador, Saïd Moussi, proferir um discurso no qual fez uma vibrante homenagem ao sacrifício e à coragem às sucessivas gerações de argelinos durante os 132 anos de colonização, bem como aos valentes homens e mulheres da Argélia que responderam ao apelo de 1 de Novembro de 1954.

A outro nível, o embaixador da Argélia em França recordou “os significativos progressos alcançados pelo nosso país e os esforços envidados pelo Presidente da República, Sr. Abdelmadjid Tebboune, para a construção de uma nova Argélia”.

O chefe da missão diplomática argelina em França citou algumas conquistas desde a eleição do Presidente da República, recordando a este respeito as diversas medidas decididas em benefício da comunidade, como a responsabilidade pela transferência dos corpos dos argelinos falecidos para no estrangeiro, a integração dos argelinos residentes no estrangeiro no sistema nacional de reformas, bem como facilidades de deslocação ao país de origem e representação no Conselho Superior da Juventude e no Observatório Nacional da Sociedade Civil.

O Embaixador aproveitou esta oportunidade para reiterar o apoio inabalável da Argélia, do povo e do governo argelino ao direito dos palestinianos de estabelecerem o seu Estado com El-Quds como capital, denunciando os massacres hediondos cometidos contra o povo palestiniano desarmado.

Recordou também a posição da Argélia que apoia plenamente o direito dos saharauis à autodeterminação e à recuperação da sua soberania, de acordo com as resoluções das Nações Unidas.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS