© Sputnik / Svetlana Shevchenko
Sputnik ´Em um dos dias mais importantes de sua história e cumprindo uma tradição anual, a Rússia realiza desfiles militares em várias cidades por todo o país. A Parada da Vitória na Praça Vermelha em Moscou é a maior e mais importante.
Neste ano, a Rússia celebra o 78º aniversário da vitória na Grande Guerra pela Pátria (parte da Segunda Guerra Mundial compreendida entre 22 de junho de 1941 e 9 de maio de 1945 e limitada às hostilidades entre a União Soviética e a Alemanha nazista e seus aliados).
O presidente russo e comandante em chefe, Vladimir Putin, tradicionalmente participa do desfile na Praça Vermelha. Recentemente, o porta-voz presidencial, Dmitry Peskov, confirmou que o mandatário vai fazer seu discurso tradicional, como faz cada ano, apesar do recente ataque de drones à sua residência no Kremlin.
Entre os líderes mundiais que também vão comparecer ao evento estão os presidentes de Belarus, Cazaquistão, Quirguistão, Tajiquistão, Turcomenistão, Uzbequistão e o primeiro-ministro da Armênia. Peskov notou que a presença deles no Dia da Vitória na capital russa é um ato de “solidariedade dos líderes de Estados, cujos povos participaram como parte de um país unido da Grande Guerra pela Pátria e venceram”.
Segundo o ministro da Defesa russo, Sergei Shoigu, neste ano do desfile em Moscou participam mais de 10 mil pessoas e 125 unidades de equipamento bélico.
Putin e líderes das repúblicas pós-soviéticas depositam flores no Túmulo do Soldado Desconhecido
A parte aérea da Parada da Vitória foi cancelada. A parada na Praça Vermelha terminou
© Sputnik / Vladimir Astapkovich
No final da parada pela Praça Vermelha passam veículos blindados Bumerang
© Sputnik / Yevgeny Biatov
Divisão de sistemas de mísseis de alta precisão Iskander-M passa na Praça Vermelha
O sistema tático-operacional Iskander-M foi projetado para ataques de alta precisão contra vários alvos – sistemas de lançamento múltiplo de foguetes, artilharia de longo alcance, aviões e helicópteros em aeródromos, postos de comando e centros de comunicações a uma distância de até 500 km.
Sistemas de mísseis antiaéreos S-400 Triumph passam na Praça Vermelha
Os Triumph se destinam para proteger contra ataques de aviação, mísseis estratégicos, de cruzeiro, táticos e táctico-operacionais, mísseis balísticos e mísseis balísticos de médio alcance.
© Sputnik / Vladimir Astapkovich
Unidades do sistema de mísseis balísticos intercontinentais Yars passam pela Praça Vermelha
Unidades do sistema de mísseis balísticos intercontinentais Yars, pilar da tríade das forças nucleares de contenção estratégica da Rússia, passaram pela Praça Vermelha de Moscou no 78º aniversário da vitória soviética na Grande Guerra pela Pátria.
© Yevgeny Biyatov
Coluna mecanizada passa pela Praça Vermelha
Por tradição, os tanques T-34-85 são os primeiros a entrar na Praça Vermelha.
Ocidente provoca conflitos e golpes, destrói valores tradicionais
Os países ocidentais estão provocando conflitos e golpes, destruindo valores tradicionais para continuar ditando ainda mais as suas regras, de fato – é um sistema de saques e violência, disse o presidente russo.
O presidente russo, Vladimir Putin parabenizou o povo russo pelo Dia da Vitória, observando que este feriado é em homenagem aos pais, avôs e bisavôs que defenderam a pátria.
© Sputnik / Grigory Sysoev
Rússia quer ver um futuro pacífico e estável
Rússia quer ver um futuro pacífico, livre e estável, e qualquer ideologia de superioridade é criminosa e mortal, disse o presidente russo.
© Sputnik / Yevgeny Biatov
Putin saúda participantes da operação especial na Parada da Vitória
Presidente russo saúda participantes da operação militar especial na Parada da Vitória: não há nada mais forte e mais poderoso do que nossa unidade e amor por nossa Pátria.
© Grigory Sysoev
Povo ucraniano tornou-se refém de um regime criminoso
O povo ucraniano tornou-se refém de um regime criminoso, uma moeda de troca em seus planos cruéis e egoístas, declarou Putin em seu discurso.
© Sputnik / Sergei Bobylev
Putin declara minuto de silêncio em memória dos falecidos durante a Grande Guerra pela Pátria
© Sputnik / Grigory Sysoev
Putin: uma guerra foi desencadeada contra a Rússia, mas nós derrotamos o terrorismo e vamos conseguir lidar com isso
© Sputnik / Vladimir Astapkovich
Presidente russo Vladimir Putin inicia discurso
O general Oleg Salyukov, comandante da Parada, reportou ao ministro da Defesa sobre a prontidão das guarnições para o desfile
© Sputnik / Grigory Sysoev
Ministro da Defesa da Rússia, Sergei Shoigu, está na Praça Vermelha
© Sputnik / Vladimir Astapkovich
Parada da Vitória começa na Praça Vermelha
© Sputnik / Segei Bobylev
Presidente russo Vladimir Putin e autoridades de outros países chegam à Praça Vermelha para a Parada da Vitória
© Sputnik / Ramil Sitdikov
Autoridades do governo russo chegam à Praça Vermelha
O chefe do Serviço de Inteligência Externa (SVR, na sigla em russo) da Rússia, Sergei Naryshkin, e o secretário do Conselho de Segurança da Rússia Nikolai Patrushev chegaram à Praça Vermelha.