20.5 C
Brasília
quarta-feira, 5 fevereiro, 2025

Honduras busca relações com a China, desferindo um golpe em Taiwan

A presidente hondurenha, Xiomara Castro, discursa durante evento em Tegucigalpa, em 24 de novembro de 2022. (Foto: AFP)

HispanTV- A presidente de Honduras, Xiomara Castro, informa que ordenou a retomada oficial das relações com a China; um movimento que cortaria os laços com Taiwan.

A presidente anunciou na terça-feira via Twitter que Honduras está tomando medidas para iniciar relações diplomáticas oficiais com a China e instruiu seu ministro das Relações Exteriores a realizar os procedimentos a esse respeito.

Além disso, durante sua campanha, antes de vencer a eleição presidencial de 2021, Castro disse em seu manifesto de política externa que Tegucigalpa buscaria estabelecer relações diplomáticas com Pequim, mas manteve relações com Taiwan até agora; Segundo a chanceler Reina, a aproximação com a China é uma medida pragmática em benefício do povo hondurenho.

Honduras tem sido um dos poucos países que mantém relações diplomáticas com Taiwan, portanto, o anúncio de Castro representa uma mudança de posição, já que a China se recusa a manter relações diplomáticas com qualquer país que reconheça Taiwan, ilha que o gigante asiático considerava parte de seu território .

A reação de Taiwan foi imediata e na quarta-feira exortou Honduras a não “tomar a decisão errada” de abrir relações oficiais com a China.

“Pedimos a Honduras que considere com cuidado e não caia na armadilha da China e tome a decisão errada para prejudicar a longa amizade entre Taiwan e Honduras”, diz um comunicado do Ministério de Relações Exteriores de Taiwan.

Os Estados Unidos, que consideram a China sua principal rival e apoiam a independência de Taiwan, buscam reduzir a influência do gigante asiático na América Latina.

Neste contexto, o chefe da bancada do Partido Nacional, da oposição de direita, Tomás Zambrano, qualificou a abertura das relações com a China como “um confronto direto com os Estados Unidos”.

EUA alertam Honduras sobre as consequências da expansão dos laços com a China

Presidente chinês celebra “nova era de abertura” com a América Latina

ÚLTIMAS NOTÍCIAS