20.5 C
Brasília
quarta-feira, 15 janeiro, 2025

Premiê peruano denuncia plano do Congresso para remover Castillo

Hispantv – O primeiro-ministro peruano denuncia a existência de um suposto plano elaborado pelo Congresso e alguns meios de comunicação para retirar do poder o presidente Pedro Castillo.

“O conflito e a incerteza política devem ser diminuídos, mas devo dizer que, infelizmente, todas as evidências de que existe um plano político, midiático, fiscal e judicial para desacreditar e destituir o presidente (Pedro Castillo), eleito democraticamente em as eleições”, indicou o primeiro-ministro peruano, Aníbal Torres, em uma cerimônia realizada nesta terça-feira na cidade de Chivay, no sul do país.

Premiê peruano acusa Congresso de planejar golpe contra Castillo
Além disso, Torres atacou as tentativas do Congresso de responsabilizar Castillo por atos cometidos por “terceiros”. A este respeito, sublinhou a necessidade de “pôr termo a isto”, disse sem referir qualquer mecanismo para cumprir a sua missão, mas acrescentou que é necessário que a população alerte e tome conhecimento da existência deste plano.

Mais de 80% dos peruanos desaprovam o Congresso anti-Castillo
Segundo o funcionário peruano, essa suposta conspiração não existe apenas no Peru, mas também em outros países latinos onde a extrema direita atacou governos de esquerda, como Brasil, Bolívia e Equador.

Diante de tal situação, Torres pediu aos críticos do presidente que participem das eleições presidenciais para chegar ao governo em vez de planejar por um caminho árduo e inconstitucional.

María del Carmen Alva aseguró destitución de Castillo por un audio | HISPANTV

María del Carmen Alva garantiu a demissão de Castillo por um áudio | HISPANTV

Controvérsia no Peru sobre um áudio vazado da presidente do Congresso, María del Carmen Alva, que revela suas intenções de remover o presidente Pedro Castillo do poder.

Desde a posse de Castillo em 28 de julho de 2021, os partidos de direita do país andino apresentaram acusações contra ele ou seu gabinete, na tentativa de preparar as condições para destituir o presidente. Castillo rejeitou tais acusações e as considera um ato antidemocrático e as considera tentativas de manchar sua honra e reputação.

Aconteça o que acontecer, Castillo seguirá conselhos descentralizados no Peru
Nesse contexto, Torres alertou em abril que parlamentares a favor da remoção de Castillo estão tramando um golpe com o apoio das Forças Armadas do país.

 

Traduzido do Google

ÚLTIMAS NOTÍCIAS