Piura, Peru (Prensa Latina) Mais de seis mil danificados pelas inundações registadas nesta região do norte peruano atendeu uma brigada médica cubana, informou nesta segunda (17) o chefe do grupo solidário, Rolando Piloto.
O galeno precisou que os 26 profissionais da saúde atenderam até ontem a um total de seis mil e 106 pacientes por diversas causas, principalmente relacionadas com as sequelas das riadas que em nível nacional causaram 106 mortes.
Em diálogo com Prensa Latina, Piloto indicou que devido ao feriado longo da Semana Santa católica, os serviços nesses dias se efetuaram em dois hospitais de Piura onde trabalham especialistas da brigada que realizaram 204 consultas.
Ao destacar a acolhida e o reconhecimento da população ao labor da missão, referiu que ontem a diretora de um clube social homenageu aos solidários cubanos com uma recepção em sua sede, onde os anfitriões expressaram sua gratidão pela presença e o labor que cumprem.
Essa tarefa realizam-na em hospitais de Piura, reforçados com especialistas, e nos refúgios com milhares de danificados que vivem em carpas nas aforas da cidade capital da região do mesmo nome, porque as inundações destruíram ou fizeram inavitável suas moradias.
As expressões de reconhecimento aos cubanos multiplicam-se cotidianamente e na semana passada motivaram uma visita de médicos graduados em Cuba que residem em Piura e suas famílias, quem ofereceram apoio aos cooperantes.
A brigada integram-na membros do contingente internacional Henry Reeve, especializado em situações de desastre, chegou a Lima em 31 de março e no mesmo dia, após um encontro com a ministra de Saúde, Patricia García, continuou a viagem para Piura.