Cubadebate
O número de turistas brasileiros que visitam Cuba entre um crescimento que oscilou entre 31% e 126% na comparação entre os meses de janeiro a março de 2016 e 2017. Em janeiro, deste o numero de visitantes oriundos do Brasil chegou a mais de 4.300 pessoas, o dobro de 2016, destacou a conselheira econômica da embaixada de Cuba no Brasil, Dagmar González Grau, durante encontro com operadores de turismo, agentes de viagens e representantes de linhas aéreas.
O incremento comparativo registrado em fevereiro, quando se contabilizaram 3 319 turistas, foi de 52%, enquanto nas primeiras semanas de março viajaram para a ilha 1 318 brasileiros, um crescimento de 31% relativo ao mesmo período de 216.
Dagmar González Grau recordou que nos últimos cinco anos a presença de visitantes de Brasil nos principais polos turísticos cubanos vem aumentando cada vez mais, passando de 16 000 em 2012 a 22 862 em 2016.
A diplomata cubana destacou a abertura do primeiro hotel categoria cinco estrelas plus em Havana , o Gran Hotel Manzana Kempinski, com 246 apartamentos e suítes de luxo, bem como o começo das operações da companhia norteamericana de cruzeiros Norwegian.
Dagmar González Grau também fez um convite para a participação na Feira Internacional de Turismo de Cuba, FITCuba 2017, que este ano acontecerá na província de Holguín e terá a Alemanha como país convidado de honra.
O Caribe se posiciona hoje como o terceiro destino mais procurado por brasileiros e dentro desse contexto Cuba desperta interesse especial, por conta de sua cultura rica, patrimônio histórico e belezas naturais de tirar o folego.