19.5 C
Brasília
domingo, 3 março, 2024

Egito: Presidente defende soluções globais para migração clandestina

Cairo – O Presidente egípcio, Abdel Fattah Al-Sissi, sublinhou terça-feira a importância de resolver o fenómeno da migração clandestina de forma global e equilibrada sem se basear unicamente no aspecto de segurança e no repatriamento dos migrantes.
Falando em conferência de imprensa no termo duma cimeira tripartida com os líderes da Grécia  e da República de Chipre, no Cairo, Al-Sissi precisou que a resolução deste fenómeno deve estar baseada na organização da  migração legal como a sazonal e a facilitação da obtenção dos vistos, apoiando ao mesmo tempo o desenvolvimento dos países emissores e de trânsito.

“Decidimos priorizar a migração clandestina e a questão dos fluxos dos refugiados”, disse ainda o chefe de Estado egípcio.

A cimeira permitiu discutir sobre a situação deteriorada na Síria, na Líbia e no Iémen, acrescentou o líder egípcio, reafirmando a necessidade de pôr termo aos sofrimentos destes povos e de restabelecer a estabilidade na região.

Sobre as relações tripartidas, o Presidente egípcio indicou que a reunião permitiu encontrar uma larga convergência de pontos de vista, insistindo na necessidade de acelerar a execução dos projectos comuns  em vários domínios dos quais a energia, o ambiente, o transporte, a agricultura e o turismo.

http://www.angop.ao/angola/pt_pt/noticias/africa/2016/9/41/Egipto-Presidente-defende-solucoes-globais-para-migracao-clandestina,e30f9437-f2fb-4ec3-83a8-1638b2edceac.html

ÚLTIMAS NOTÍCIAS