19.5 C
Brasília
domingo, 9 novembro, 2025

7ª Mostra de Cinema Chinês de filmes inéditos e premiados

A 7ª Mostra de Cinema Chinês , promovida pelo Instituto Confúcio na Unesp – acontece de 15 a 30 de novembro, de forma online e GRATUITA para todo o Brasil. A programação conta com uma seleção de oito títulos contemporâneos e premiados em festivais consagrados como “As Galochas de Wangdrak”, de Lhapal Gyal, indicado ao Urso de Cristal no Festival de Berlim, “Acima das nuvens” de Liu Zhihai, Prêmio Tiantan de Melhor Filme no Festival de Cinema de Pequim, “Quando a primavera chegar” de Li Gen, indicado ao Prêmio “White Mulberry” de Melhor Diretor Estreante, baseado numa experiência real do cineasta, entre outros.
Os filmes , que não são encontrados em nenhum outro streaming no Brasil, ficarão disponíveis na plataforma do Centro Cultural São Paulo (www.ccsplay.com.br) por todo o período do Festival.Programação completa e sinopses dos filmes: https://mostracinema.institutoconfucio.com.br
* Filmes exibidos e premiados em festivais consagrados como “As Galochas de Wangdrak”, de Lhapal Gyal, indicado ao Urso de Cristal no Festival de Berlim
*Disponível gratuitamente na plataforma do Centro Cultural São Paulo:
www.ccsplay.com.br
*Webinar com os diretores da animação “Reino de Terracota” indicado para o Golden Goblet de Melhor Filme de Animação no Festival Internacional de Cinema de Xangai
*Programação: https://mostracinema.institutoconfucio.com.br
 “China — luzes e sombras, sons e sonhos” é o tema da 7ª Mostra de Cinema Chinês de São Paulo, promovida pelo Instituto Confúcio na Unesp – que acontece de 15 a 30 de novembro, de forma online e GRATUITA para todo o Brasil. A programação conta com uma seleção de oito títulos contemporâneos e premiados que ficarão disponíveis na plataforma do Centro Cultural São Paulo (www.ccsplay.com.br) por todo o período do Festival e que não estão disponíveis em nenhum outro streaming no Brasil.
Com curadoria de Shi Wenxue, mestre em Ciências do Cinema pela Academia de Cinema de Pequim, e Lilith Li, foi coordenadora do Festival Internacional de Cinema de Macau, o evento que aconteceu presencialmente na capital paulista em outubro, traz longas com narrativas multidimensionais que quebram barreiras e estereótipos culturais. “São obras que retratam o nosso tempo e a nova geração em histórias cheias de verdade e sentimento numa perspectiva genuinamente chinesa”, observam os curadores.
Na programação estão “As galochas de Wangdrak” de Lhapal Gyal, indicado ao Urso de Cristal do Festival de Cinema de Berlim (Mostra Nova Geração) , a premiada animação “Reino de Terracota” de Ding Liang, Lin Yongchang, os diretores participarão de uma webinar dentro da Mostra, “Chaogtu e Sarula” de Wang Rui, vencedor dos prêmios de melhor direção no 33º Golden Rooster Film Festival e Melhor Contribuição Artística no 32º Festival Internacional de Cinema de Tóquio Baseado no romance A Pastora” de Mo Yue, e “Quando a primavera chegar” de Li Gen, indicado ao Prêmio “White Mulberry” de Melhor Diretor Estreante, baseado numa experiência real do cineasta.
 O evento realizado pelo Instituto Confúncio ainda traz “Acima das nuvens” de Liu Zhihai, Prêmio Tiantan de Melhor Filme no Festival de Cinema de Pequim, “Adoração” de Yang Zi, selecionado para o Festival Internacional de Cinema de Busan (Coreia do Sul), e os documentários “O grande aprendizado” de Sun Hong, Wang Jing, Ke Yongquan, indicado ao Prêmio China Golden Rooster de Melhor Documentário, e “Tive a lua nas mãos” de Cheng Tsun-shing, considerado um dos dez filmes mais influentes de 2020 na China e que conta a história de vida de Yeh Chia-ying , grande mestra da poesia clássica.
A Mostra de Cinema Chinês de São Paulo é uma realização do Instituto Confúcio na Unesp, em parceria com o Centro Cultural São Paulo e a Spcine. Ela se tornou uma atividade cultural de grande influência e referência para a promoção e divulgação do cinema chinês no Brasil.
Programação completa e sinopses dos filmes: https://mostracinema.institutoconfucio.com.br
Serviço
7ª MOSTRA DE CINEMA CHINÊS
15 a 30 de novembro
ONLINE E GRATUITA
Classificação Indicativa: Livre
Onde assistir: www.ccsplay.com.br
Programação: https://mostracinema.institutoconfucio.com.br

 

Conheça os filmes

《白云之下》
(Báiyún zhī xià, 2020)
Chaogtu with Sarula

Chaogtu e Sarula

Drama

1h51min

Direção: Wang Rui

Um casal mongol comum enfrenta um dilema: Sarula está contente com a vida no campo, mas Chaogtu, cansado do dia a dia monótono nas pradarias, acredita que uma vida melhor está à sua espera longe dali. Baseado no romance A pastora de Mo Yue, o filme é vencedor do prêmio Golden Rooster de melhor direção.

《如果有一天我将会离开你》
(Rúguǒ yǒu yītiān wǒ jiāng huì líkāi nǐ, 2022)
Before Next Spring

Quando a primavera chegar

Drama

1h45min

Direção: Li Gen

O estudante Li Xiaoli vai passar um ano no Japão como intercambista. Desajeitado, ele só encontra emprego num restaurante chinês graças à ajuda de uma colega. A gerente o recebe bem, outros funcionários nem tanto. A chegada de Li Xiaoli mexe com a vida de todo mundo. Quando chegar a primavera, uns vão ficar e outros vão partir, mas o que acontecerá com os laços recém-formados?

《旺扎的雨靴》
Wàngzhā de yǔxuē, 2020)
Wangdrak’s Rain Boots

As galochas de Wangdrak

Drama / Criança

1h30min

Direção: Lhapal Gyal

O que o pequeno Wangdrak mais quer é um par de galochas para os dias de chuva. Na região tibetana de Qinghai, a estação chuvosa está prestes a chegar. Todos os colegas têm galochas, menos Wangdrak, que calça sempre os mesmos tênis puídos, chova ou faça sol. Quando finalmente ganha as botas impermeáveis que tanto queria, o menino passa a desejar com todas as forças a chuva que não vem.

《掬水月在手》
Jū shuǐ yuè zài shǒu, 2017)
Like the Dyer’s Hand

Tive a lua nas mãos

Documentário

2h

Direção: Cheng Tsun-shing

Cinebiografia de Yeh Chia-ying (Ye Jiaying), a grande mestra da poesia clássica. Nascida em 1924, Yeh viveu a guerra, o exílio e a separação familiar e hoje, aos 98 anos, leva adiante a tradição poética chinesa como pesquisadora, educadora, ensaísta e poetisa. Este, no fundo, é um filme sobre duas questões fundamentais: por que precisamos de poesia e por que precisamos de poetas?

《俑之城》
Yǒng zhī chéng, 2021)
Realm of Terracotta

Reino de terracota

Animação

1h51min

Direção: Ding Liang, Lin Yongchang

Uma jovem chamada Jade e um guerreiro chamado Magnus se unem para enfrentar as criaturas que atacam a cidade subterrânea dos Guerreiros de Terracota. Depois de muitas aventuras, os dois acabam se apaixonando.

《宠爱》
Chǒng’ài, 2019)
Adoring

Adoração

Drama

1h48min

Direção: Yang Zi (Larry Yang)

Em sua clínica, uma médica veterinária atende animais de estimação de toda a vizinhança. Ali, ela acompanha seis histórias tocantes da interação entre os pets e seus tutores. São casos que misturam alegrias e tristezas até que o problema de cada família finalmente se resolva.

《大学》
(Dà Xué, 2021)
The Great Learning

O grande aprendizado

Documentário

1h50min

Direção: Sun Hong, Wang Jing, Ke Yongquan

Numa das melhores universidades do país, quatro pessoas vivem momentos decisivos. Um jovem da geração Z que acabou de passar no vestibular, um doutorando diante de difíceis escolhas de carreira, um professor que voltou dos Estados Unidos cheio de ideias e desafios e uma professora aposentada que continua lecionando. Filmado ao longo de três anos, este é um documentário sobre persistência e fidelidade aos ideais.

《云霄之上》

(Yúnxiāo zhī shàng, 2021)

Beyond the Skies

Acima das nuvens

Drama – Guerra

1h30min

Direção: Liu Zhihai

O jovem soldado Hong Qichen se arrasta pela frente de batalha com a missão de explodir o depósito de munição do inimigo em 48 horas. Para o embate decisivo, ele reúne um grupo de soldados feridos. Questionando se os sacrifícios valem a pena, seus companheiros de armas caem um a um. Com o passar do tempo, a missão se torna cada vez mais impossível. Os que acreditam persistem, enquanto outros perecem no sorvedouro da história.

Conceito da Mostra

光影中国——声梦奇遇

China — luzes e sombras, sons e sonhos

Filmes, histórias e vidas são combinações de luzes e sombras, aventuras feitas de sons e sonhos.

Na imagem fugaz está o retrato da China contemporânea, esse turbilhão de anseios e esperanças. Por entre alegrias e tristezas correm dias comuns e momentos especiais, delineando o novo perfil da sociedade chinesa.

O cinema chinês vive uma nova era. Hoje, os diretores trazem à luz novas reflexões sobre história, humanidade, educação e sentimentos.

Hoje, brotam novas temáticas, novas visões de cinema e de público, novas estéticas e novas criações, numa força inovadora que já não se pode ignorar.

A grande distância geográfica entre o Brasil e a China não impede o intercâmbio entre os dois países. Ambos têm vastos recursos naturais e identidades culturais vibrantes.

A confluência de afinidades naturais e sociais é que traz a duas nações tão distantes a possibilidade de se entenderem como se fossem vizinhas.

O ano de 2022 marca o 48º aniversário do estabelecimento das relações diplomáticas entre a China e o Brasil. Neste ano, chineses e brasileiros trabalham para enriquecer o diálogo e aprofundar o conhecimento mútuo. A 7ª Mostra de Cinema Chinês de São Paulo traz uma série de filmes contemporâneos divididos em três seções: Paisagem Humana e HistóricaPaisagem Urbana Contemporânea Paisagem Étnica e Regional.

São filmes escolhidos para mostrar um panorama abrangente, com narrativas multidimensionais que quebram barreiras e estereótipos culturais. São obras que retratam o nosso tempo e a nova geração em histórias cheias de verdade e sentimento numa perspectiva genuinamente chinesa.

Luzes, sombras, sons e sonhos vêm de longe carregando histórias, emoções e paisagens. Vêm levar o público brasileiro a uma viagem pela cultura chinesa e fortalecer a amizade entre os dois povos.

REALIZAÇÃO

ATTi Comunicação e Ideias

ÚLTIMAS NOTÍCIAS