Foto: Ilustrativo
A doação de 25 mil toneladas de trigo enviadas para Cuba pelo governo da Federação Russa foi entregue oficialmente em 15 de fevereiro, ao pé do navio que transportava a carga para o porto antilhano
Por: Nuria Barbosa León | internet@granma.cu
A doação de 25 mil toneladas de trigo enviadas para Cuba pelo Governo da Federação Russa foi entregue oficialmente em 15 de fevereiro, ao pé do navio que transportou a carga para o porto antilhano.
Ana Teresita González Fraga, primeira vice-ministra do Comércio Exterior e o Investimento, expressou sua gratidão pelo gesto de solidariedade, descrevendo como histórico o apoio da nação russa ao povo cubano, sinal constante da irmandade entre os dois países.
«Consideramos de inestimável valor a ajuda abnegada do governo e do povo russos, o que mostra que a única maneira de enfrentar a realidade que nos é imposta é através da cooperação e ajuda mútua e abnegada», disse a vice-ministra, na cerimônia de entrega, realizada no terminal portuário Luis Augusto Turcios Lima, na baía de Havana.
Como prova da atitude invariável de apoio à Ilha, lembrou o voto do gigante eurasiático na ONU a favor do levantamento do bloqueio econômico, comercial e financeiro dos EUA, e afirmou que é a vontade bilateral de avançarmos juntos em projetos que contribuam para o desenvolvimento econômico de ambas as nações.
Explicou que esta doação se soma a outras feitas pelo governo russo nos momentos mais difíceis do flagelo da pandemia da Covid-19, e ratificou que os laços se baseiam nos princípios de solidariedade e cooperação internacional para a construção de um mundo melhor, justo, equitativo e sustentável.
O embaixador da Federação Russa, Andrei A. Guskov, reafirmou o apoio «ao povo fraterno deste país heróico na situação extremamente complexa que enfrenta», e referiu-se ao contexto sanitário e aos efeitos causados pelo furacão Ian em setembro passado.
«Apesar de todos os desafios, a Rússia e Cuba continuam desenvolvendo suas relações estratégicas, baseadas nos fundamentos históricos de amizade, solidariedade e simpatia mútua entre nossos povos», disse.