18.1 C
Brasília
sexta-feira, 29 março, 2024

Vietnã reafirma prioridade de Laos e Camboja em suas relações

Hanoi, (Prensa Latina) As visitas do presidente Tran Dai Quang a Laos e Camboja como reafirmação da importância que se concede às relações com esses países vizinhos destacaram nesta semana na atividade internacional do Vietnã.

A viagem do mandatário vietnamita constituiu o primeiro ao exterior desde que assumiu o cargo há pouco mais de dois meses e ao mesmo tempo ratificou a vontade de desenvolver ainda mais os vínculos com essas nações, os quais são bastante amplos, segundo se reconhece.

No caso de Laos, a visita de três dias iniciada no passado domingo esteve precedida pelas que o presidente Bounnhang Vorachit realizou aqui no final de abril, à qual seguiram as do premiê Thongloun Sisoulith e do chanceler Saleumxay Kommasith.

Os encontros de Dai Quang com as máximas autoridades laosianas desta vez em Vientiane sentaram novas bases para o avanço dos vínculos, que incluem investimentos vietnamitas na outra economia valorizadas em 5 bilhões e 300 milhões de dólares em 258 projetos, de acordo com dados recentes.

Ademais, ambas partes coincidiram em que existe potencial para desenvolver ainda mais a cooperação, pelo que em ocasião desta visita se falou de realizar maiores esforços para levar o comércio bilateral a 2 bilhões de dólares.

Enquanto, no Camboja, uma declaração conjunta emitida ao concluir na quinta-feira o programa do presidente vietnamita sublinha o compromisso de continuar fortalecendo as relações.

Essa coincidência se regerá pela boa vizinhança, a amizade tradicional e a cooperação duradoura, bem como pelos princípios de documentos similares anteriores, incluídos o respeito à integridade territorial e a não injerencia nos assuntos internos.

Assim mesmo, lembraram elevar os encontros de alto nível e os contatos entre ambos povos, sobretudo os das províncias fronteiriças, e trabalhar por incrementar o intercâmbio de bens a 5 bilhões de dólares, que foi de 3 bilhões e 370 milhões de dólares no ano passado.

Segundo informou-se, tanto as autoridades do Laos como as de Camboja a reafirmaram o critério de que o Vietnã é seu mais importante sócio, ao que também qualificaram de especial.

Igualmente, realçaram os investimentos deste país como contribuição ao crescimento das vizinhas economias e à luta contra a pobreza.

No plano exterior, concordaram na solução das disputas por vias pacíficas e a necessidade de evitar o uso da força ou ameaça de fazê-lo e respeitar as normas internacionais, incluída a Convenção da ONU sobre o Direito do Mar, de 1982.

Ao referir a estas visitas do presidente Dai Quang aos mencionados territórios, também integrantes da Associação de Nações do Sudeste Asiático, o vicecanciller vietnamita Vu Hong Nam as qualificou de exitosas, ante os consensos atingidos em políticas e orientações para a ampliação dos nexos bilaterais.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS