Brasília, 19 de janeiro de 2022 às 17:18
Selecione o Idioma:

Venezuela

Postado em 24/06/2019 8:00

Venezuela solicita à ONU interceder por liberação de recursos sequestrados no exterior

.

Caracas, AVN

A Venezuela solicitou à Alta Comissária para os Direitos Humanos da Organização das Nações Unidas (ONU), Michelle Bachelet, interceder a favor da liberação dos recursos da Venezuela bloquedos no el exterior, como parte das medidas coercitivas unilaterais dos Estados Unidos (EUA) contra o país, afirmou nesta quinta-feira o vice-presidente setorial de Planejamento, Ricardo Menéndez.

“Tivemos a oportunidade de compartilhar uma visão e pedidos para interceder no sistema das Nações Unidas em função do sequestro dos recursos que nós venezuelanos temos no exterior. Neste momento, a Venezuela tem no exterior mais de 4,8 bilhões de euros”, destacou Menéndez na Casa Amarela Antonio José de Sucre.

O dinheiro confiscado da Venezuela atenderia às necessidades básicas da população como a compra de alimentos, medicamentos e insumos básicos para o setor agroindustrial nacional.

O vice-presidente também denunciou que outra consequência do bloqueio estadunidense é a constante violação dos direitos humanos de todos os venezuelanos.

Ressaltou que o ataque contra a Venezuela por parte do imperialismo norte-americano tem sido sistemático. “Tem sido um ataque contra toda a economia nacional  e por esse ataque se viram afetados os níveis de renda da República e tudo que tem a ver com o desenvolvimento dos processos do país”, disse.

O também ministro do Planejamento destacou que apresentou à Alta Comissária informação sobre a elevada redução da renda do país desde 2013, quando a renda era de US$42,6 bilhões. A redução foi de 44% em 2018, quando este montante caiu para US$4 bilhões.

“O risco país tem sido parte, em conjunto com o dólar paralelo de políticas de afetação concreta da economia venezuelana”, acrescentou Menéndez.

Foto: Pedro Mattey, AVN

Comentários: