Brasília, 18 de janeiro de 2022 às 17:00
Selecione o Idioma:

Venezuela

Postado em 01/12/2021 5:03

Venezuela e ONU trabalham para consolidar quadro de cooperação

.

Caracas (Prensa Latina) A Venezuela trabalha hoje para consolidar o quadro de cooperação com o Sistema das Nações Unidas com base nos parâmetros do Plano para a Pátria, anunciaram autoridades nacionais e a entidade após um intercâmbio de trabalho.

O Vice-Presidente Setorial de Planejamento, Ricardo Menéndez, explicou que a estratégia conjunta também prevê a implementação de ações para o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, com os quais o Estado venezuelano tem um grande compromisso.

O Plan de la Patria inclui uma série de programas de governo e leis sociais e econômicas para consolidar o desenvolvimento da nação em meio ao bloqueio dos Estados Unidos e seus aliados.

Menéndez afirmou: “Estamos priorizando questões relacionadas ao desenvolvimento, à articulação profunda do país e dos direitos humanos; temas que se pretendia vexar e que os venezuelanos jamais renunciarão”.

Sobre a agenda de trabalho comum durante a pandemia de Covid-19, ele destacou que a cooperação em questões de saúde foi fortalecida e propôs a criação de um banco de insumos: tecnológico, alimentar, saúde, em diferentes componentes da ONU para garantir que todos os países tenham acesso no pós-pandemia.

Por sua vez, o Coordenador Residente do Sistema das Nações Unidas na Venezuela, Gianluca Rampolla, agradeceu aos vice-presidentes setoriais pela organização do encontro, que considerou fundamental para estabelecer o quadro de cooperação estratégica entre a organização e a Venezuela de 2023 a 2026.

Já o Vice-Chanceler para Assuntos Multilaterais, Rubén Molina, destacou que o Governo Bolivariano dentro da diplomacia da paz e do respeito promove uma agenda de desenvolvimento com o Sistema da ONU, essencial para o mundo com ou sem pandemia.

Comentários: