20.5 C
Brasília
sábado, 20 abril, 2024

Venezuela avança para normalização em abastecimento de combustível

Caracas, (Prensa Latina) A Venezuela avança hoje para a normalização na distribuição e abastecimento de combustível automotor à população, depois dos problemas derivados das agressões econômicas dos Estados Unidos, afirmou o presidente, Nicolás Maduro.
‘Depois do ataque sorrateiro e criminoso por parte do governo de (Donald) Trump e seus cúmplices internos, (…) iniciamos com sucesso o abastecimento de gasolina em todas as estações de serviço do país. Corrigiremos detalhes e avançaremos para uma nova normalidade em benefício do povo’, escreveu o mandatário na rede social Twitter.

Mais cedo, o chefe de Estado vistoriou a ativação do novo esquema de comercialização do combustível, através do qual foram habilitados desde segunda-feira mais de 1.360 estações de serviço para a venda subsidiada à população e outras 200 aprovadas para oferecer o combustível a preço internacional.

Maduro explicou que durante o dia foram distribuídos em todo o país um total de 125 mil barris de gasolina para garantir o abastecimento, que vem sofrendo sérias dificuldades nos últimos meses produto das medidas coercitivas implementadas pelos Estados Unidos.

Esta situação obrigou o Executivo a adotar medidas extraordinárias para manter em funcionamento setores priorizados, em um cenário marcado pelo combate à pandemia de Covid-19.

O presidente da Venezuela informou também que nesta terça-feira será implementada uma mesa de trabalho com representantes do setor de transporte, para garantir a prestação dos serviços no âmbito do novo esquema de distribuição da gasolina.

Nesse sentido, indicou que os transportadores de passageiros e de carga terão acesso ao combustível em uma modalidade de subsídio total, com o objetivo de dinamizar esse setor da economia e evitar um aumento no preço dos bens e serviços.

Maduro alertou que as autoridades adotarão medidas severas de caráter administrativo e penal contra trabalhadores do transporte que se aproveitarem desse benefício para incorrer em delitos de contrabando e revenda de combustível.

Assim mesmo, o mandatário ordenou uma investigação descobrir os implicados em atividades ilícitas nas estações de serviço durante a crise dos últimos meses.

A Venezuela recebeu no decorrer da última semana um importante envio de gasolina transportada em cinco navios iranianos, para minimizar o desabastecimento causado pelas medidas coercitivas impostas pela administração estadunidense.

O apoio do Irã permitiu ao governo venezuelano ativar um novo esquema de distribuição do combustível em mais de 1.500 estações de serviço do país, com um preço de venda à população equivalente a 0,025 dólares, subsídio de cerca de 95%.

Os navios iranianos transportavam também aditivos, insumos e repostos necessários para reativar a capacidade das refinarias do país sul-americano.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS