Brasília, 29 de janeiro de 2022 às 00:51
Selecione o Idioma:

Internacional

Postado em 27/11/2021 9:54

União Europeia proíbe voos para países africanos

.

Bruxelas (Prensa Latina) Os 27 países da União Europeia proibiram hoje voos de ou para a África do Sul e seis outros países africanos, por medo da propagação da nova variante do coronavírus B.1.1.529, conhecida como NU.

Com esta restrição, serão afetadas a África do Sul, Botswana, Essuatini, Lesoto, Namíbia, Moçambique e Zimbábue e se aplicará durante 14 dias, afirmaram fontes do Executivo daquele bloco.

O Conselho da União Europeia relatou em uma mensagem nas redes sociais o acordo alcançado pelo Dispositivo de Resposta Política Integrada à Crise e pediu aos Estados membros que exijam testes e quarentena de passageiros dessas áreas.

A decisão coincidiu nesta sexta-feira com o primeiro caso confirmado na Europa de uma pessoa infectada com a nova variante do NU, uma mulher belga com sintomas de coronavírus que retornou de uma viagem ao Egito há 15 dias.

Representantes das 27 nações europeias reuniram-se a propósito da proposta da Comissão Europeia de ativar o freio de emergência, que permite fechar a fronteira externa com determinados países onde se encontram variantes de interesse ou preocupação.

Bruxelas tomou a iniciativa em resposta ao pedido de vários países, que receberam o apoio dos restantes parceiros, os quais têm orientações comuns para prever a ativação deste mecanismo onde são detectadas novas variantes que representam um risco para o controle da pandemia de Covid-19 na União Europeia.

Comentários: