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quinta-feira, 28 março, 2024

Uma padaria para chamar de Petrobrás

por Felipe Coutinho

 A “Padaria Petrobrás” é estratégica para o desenvolvimento nacional

Para justificar sua política de preços, o atual presidente da Petrobrás, Pedro Parente, compara a Companhia a uma padaria. Afirma que, da mesma forma que o padeiro não determina o preço do pãozinho, dependente do preço do trigo no mercado internacional, a Petrobrás também não determinaria o preço dos combustíveis, que seria resultado do preço internacional do petróleo. [1]

Trigo e petróleo, pãozinho e combustível. Didático?

Estamos diante de uma metáfora, de uma falácia ou de uma metáfora falaciosa?

Proponho o seguinte exercício: vamos imaginar como seria a “Padaria Petrobrás”.

No país da “Padaria Petrobrás”, até a década de 1950, o abastecimento de pães dependia das padarias multinacionais estrangeiras, organizadas sob um cartel conhecido como o Cartel das Sete Irmãs do Trigo.
Com a campanha “O trigo é nosso” os cidadãos defenderam que o país era capaz de produzir trigo no seu próprio território. Também que a produção de trigo e de pãezinhos desenvolveria o país.

Diante da maior mobilização popular do período contemporâneo, foi criada a “Padaria Petrobrás” para exercer o monopólio integral da produção de trigo e pãezinhos, em nome do Estado Nacional.

A “Padaria Petrobrás” enfrentou muita resistência, era condenada pelas maiores empresas de comunicação do país, financiadas e a serviço dos interesses das padarias multinacionais que, até a criação da padaria nacional, dominavam todo o mercado de pães, que eram importados.

Mas a população confia na padaria monopolista nacional e ela foi alcançando bons resultados, primeiro na produção de pães e depois na descoberta de trigo no país.

A padaria nacional passou a ser associada à capacidade de realização de toda a população e desmentia os céticos, construindo um grande parque de panificação, responsável pelo abastecimento de todo o mercado de pães do país.

Encontrar o trigo foi seu próximo desafio. A “Padaria Petrobrás” precisou procurar em locais remotos nos quais nenhuma outra padaria havia conseguido encontrar e produzir trigo.

Finalmente, depois de ser alvo de muitas críticas daqueles que serviam às padarias estrangeiras, a “Padaria Petrobrás” encontrou trigo no fundo do mar. Desenvolveu conhecimento único no mundo e produziu trigo onde nenhuma outra padaria havia conseguido.
Recentemente, a “Padaria Petrobrás” foi ainda mais longe, encontrou trigo sob a camada de sal em profundidades ainda maiores.

Como sempre… disseram que não havia trigo. Depois, que ele seria caro de se produzir. Mais tarde, que a padaria nacional não seria capaz. Por fim, o trigo encontrado e produzido em tempo recorde foi desqualificado pelo próprio presidente da padaria nacional que disse: “endeusaram o trigo do pré-sal”.

Desde a descoberta do trigo abaixo do sal, a “Padaria Petrobrás” tem sido alvo de muita cobiça. Suas padarias, dutos de transporte e reservas de trigo têm sido privatizados, em favor das padarias multinacionais e dos agentes do sistema financeiro internacional.

O país vive dias conturbados porque uma greve de caminhoneiros movidos a pãezinhos interrompeu o abastecimento nacional. Eles alegam que o pão está muito caro, além de contestar a variação diária dos preços. O abastecimento do país depende dos caminhoneiros e da frota de caminhões movidos a pão-diesel.

O preço do trigo no mercado internacional tem subido diante das guerras e instabilidades geopolíticas no Oriente Médio, região rica em reservas e exportadora de trigo, alvo da ambição dos países importadores de trigo e de suas padarias multinacionais.

A atual direção da “Padaria Petrobrás” insiste que os preços dos pães devem seguir a variação dos preços internacionais, apesar de a produção do trigo e do pãozinho ser majoritariamente nacional e controlada pela própria padaria nacional.

O trigo é um patrimônio do país e a “Padaria Petrobrás” é estratégica para o desenvolvimento nacional. Acredito que o país da “Padaria Petrobrás” vai superar mais essa. A maioria dos cidadãos admira e defende a padaria nacional. Eles podem eleger aqueles que pensam da mesma maneira nas Eleições Gerais de 2018 e virar mais esta página da saga da maior padaria do país.

Felipe Coutinho é Presidente da Associação dos Engenheiros da Petrobrás (AEPET)

[1] http://agenciabrasil.ebc.com.br/economia/noticia/2017-01/petrobras-nao-precisa-considerar-inflacao-para-definir-preco-do-combustivel

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