Brasília, 1 de julho de 2022 às 18:50
Selecione o Idioma:

Bolívia

Postado em 03/03/2022 6:36

Presidente da Bolívia destaca mudança na matriz energética

.

La Paz (Prensa Latina) O presidente da Bolívia, Luis Arce, classificou nesta quinta (03) como importante a mudança na matriz energética, ao inaugurar a primeira estação de recarga de veículos elétricos na cidade de El Alto

“Hoje, a cidade de El Alto inaugura a primeira estação de recarga. Assim como existem postos de gasolina, agora temos postos de recarga, porque é importante ter consciência de que aos poucos o planeta precisa mudar a matriz energética em todos os países”, assegurou o presidente.

Arce destacou que a Bolívia mantém atualmente um superávit na produção de eletricidade graças a vários projetos de geração baseados em parques eólicos e solares instalados em diferentes áreas do território nacional.

Relativamente à dimensão ambiental desta questão, comentou que com base na existência deste excedente energético, o Governo implementou políticas que incentivam a utilização de veículos elétricos e promovem a construção de postos de carregamento para este tipo de veículos motorizados.

O relacionou com o respaldo majoritário da população e da Cúpula do Movimento ao Socialismo nas eleições que o levara a presidência, Arce sustentou que hoje existe um “Governo do povo e para o povo” que se encontra entregando obras como a inaugurada esta quinta-feira.

Ele informou que a nova estação elétrica recarregará os veículos gratuitamente por um ano.

Por sua vez, o ministro de Hidrocarbonetos e Energia, Franklin Molina, explicou que a nova estação custou 350 mil bolivianos (cerca de 50 mil dólares) e tem capacidade para alimentar dois carros simultaneamente.

Acrescentou que como os veículos elétricos já são uma realidade no país, a Companhia Nacional de Eletricidade instalou 11 postos de recarga em La Paz, El Alto, Cochabamba e Santa Cruz, que funcionarão 24 horas.

Comentários: