Brasília, 15 de maio de 2022 às 07:08
Selecione o Idioma:

Especiais

Postado em 31/05/2016 2:50

Por que razão o Ocidente precisa da Rússia?

.

© flickr.com/ Giampaolo Squarcina
O Ocidente precisa da Rússia para salvar a Síria do caos e parar o fluxo de refugiados. De acordo com a revista alemã Stern, é hora para a Europa se virar para Moscou e levantar as sanções antirrussas.

A intervenção militar da Rússia na Síria foi útil para os interesses do Ocidente. A trégua, as negociações difíceis em Genebra, o golpe sério contra o Daesh (grupo terrorista proibido na Rússia) e a libertação de Palmira teriam sido impossíveis sem as forças russas, se diz na revista.

“Qualquer desses motivos já é suficiente para acabar a confrontação com a Rússia e dar as boas-vindas a Putin<…>. Porque é impossível continuar sem ele,” ressaltou o artigo.

De acordo com a revista, a cooperação com Moscou seria benéfica para a Alemanha e para a Europa em primeiro lugar, especialmente se se levar em conta a incerteza nas relações da UE com a Turquia.

“Vladimir Putin é mais previsível, sociável e sensato do que o irracional Recep Tayyip Erdogan. Angela Merkel está consciente disso quando conversa com ambos,” a revista escreveu.

Em março, a União Europeia e a Turquia chegaram a um acordo conforme o qual a Turquia se comprometeu a receber de volta todos os imigrantes que cheguem à Europa através do seu território e que não tenham condições para obter o status de refugiado. Em contrapartida, a União Europeia prometeu acelerar a adesão da Turquia e permitir aos cidadãos turcos entrar na UE sem vistos.O negócio, no entanto, está à beira do colapso devido ao comportamento de Erdogan e o incumprimento de alguns dos 72 requisitos necessários para a introdução de um regime de isenção de vistos entre a Turquia e o espaço Schengen.

“Há uma convicção crescente no Ocidente sobre a importância da Rússia. No sentido político isto significa a transformação da política do Ocidente em relação a Putin, incluindo também a interrupção da corrida armamentista no Oriente, para além de levantar as sanções contra a Rússia, pelo menos parcialmente,” se nota no artigo.O conflito no Leste da Ucrânia levou ao agravamento das relações entre a Rússia e o Ocidente. A UE e os Estados Unidos, após decretarem sanções contra certos indivíduos e empresas, passaram a medidas restritas contra os setores inteiros da economia russa. Em resposta, a Rússia restringiu as importações de produtos agrícolas aos países que introduziram sanções contra ela.

Leia mais: http://br.sputniknews.com/mundo/20160521/4705574/ocidente-precisa-da-russia.html#ixzz4AFzSWvIO

Comentários: