Brasília, 19 de maio de 2022 às 15:54
Selecione o Idioma:

Internacional

Postado em 08/12/2019 6:38

Para impedir o Irã de ‘obter armas nucleares’, Israel o quinto arsenal nuclear do planeta ameça bombardear o país

.

Israel estaria pronto para bombardear Irã a fim de impedi-lo de ‘obter armas nucleares’

© AP Photo / Amir Kholousi / ISNA

ORIENTE MÉDIO E ÁFRICA

O ministro das Relações Exteriores israelense, Israel Katz, afirmou que Israel estaria pronto para bombardear o Irã a fim de impedir que obtenha armas nucleares, escreve jornal.

Em resposta à pergunta se Israel está considerando bombardear a República Islâmica, o chanceler israelense disse ao jornal Corriere Della Sera que “é uma opção”.

“Não permitiremos que o Irã produza ou obtenha armas nucleares. Se for a última coisa possível para o impedir, vamos agir militarmente”, afirmou o ministro falando em uma conferência em Roma (Itália) sobre os desafios enfrentados pelas nações mediterrânicas.

Segundo o chanceler, as sanções que Washington impôs a Teerã “não são suficientes” e o “único dissuasor é uma ameaça militar dirigida contra o regime“.

“Se o Irã cruzar a linha vermelha, descobrirá uma frente comum que inclui a Arábia Saudita, os Emirados Árabes Unidos e os EUA, e verá o poder americano quando milhares de mísseis Tomahawk forem lançados sobre Teerã”, advertiu Katz.

Caminhão militar levando míssil iraniano Sejil durante desfile militar em Teerã, Irã (imagem de arquivo)
© AFP 2019 / CHAVOSH HOMAVANDI / AFP
Caminhão militar levando míssil iraniano Sejil durante desfile militar em Teerã, Irã (imagem de arquivo)

De acordo com jornal Haaretz, Israel Katz declarou que os países ocidentais e árabes precisam “criar uma coalizão que ameace o Irã e lhe diga para parar seu programa nuclear”, além de ter criticado a Europa por não apoiar a linha dura que os EUA adotaram com o presidente Donald Trump quando se retiraram do acordo nuclear de 2015.

Comentários: