Brasília, 10 de agosto de 2022 às 10:18
Selecione o Idioma:

Nicarágua

Postado em 19/05/2022 6:51

Ortega critica EUA por descartarem Nicarágua na Cúpula das Américas

.

© AFP 2022 / CESAR PEREZ / Presidência da Nicarágua

Sputnik – Segundo presidente nicaraguense, a cúpula norte-americana não estimula seu governo, portanto, sobre o evento, Manágua não vai implorar “para ir ao cume dos ianques”.
9ª Cúpula das Américas terá início em 6 de junho em Los Angeles. O Departamento de Estado dos EUA deu a entender que a Nicarágua, Cuba e Venezuela não serão convidados. Ontem (18), o presidente da Nicarágua, Daniel Ortega, disse que o país não tem interesse em participar do evento.

“Temos que nos fazer respeitar. Não podemos estar pedindo, implorando ao ianque [americanos] para ir ao seu cume. A cúpula deles não nos estimula. Daqui eu digo ao ianque, esqueça! Não estamos interessados ​​em ir a esse cume”, afirmou Ortega em um vídeo postado ontem (18).

Acusando Washington de “marginalizar Venezuela, Cuba e Nicarágua” e “agir como um rei” que “decide quando nos encontramos e quando não nos encontramos”.

Jair Bolsonaro em Georgetown - Guiana, 6 de maio de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 10.05.2022

Notícias do Brasil

Reuters: Bolsonaro planeja não ir à Cúpula das Américas organizada por Biden

O presidente nicaraguense, no entanto, agradeceu aos líderes regionais que saíram em defesa da Nicarágua ameaçando boicotar a Cúpula das Américas se sua nação, Cuba e Venezuela, não fossem convidadas.
Os países que estariam saindo na defesa de Manágua são México, Honduras e Bolívia.

Comentários: