27.5 C
Brasília
terça-feira, 16 abril, 2024

O que na realidade significa presença dos navios americanos no mar do Sul da China?

© REUTERS/ Erik De Castro
Atualmente, o porta-aviões americano da classe Nimitz, o USS Carl Vinson, está com sua escolta nas águas do mar do Sul da China, entre Taiwan e China. Quais são os objetivos de sua missão neste ponto do mundo em que os EUA, geograficamente, não deveriam ter interesses?
“Nós continuamos nos desencadeando [no mar do Sul da China] para enviar a mensagem para nossos amigos e aliados de que estamos aqui… para garantir a segurança. Queremos trabalhar com eles, realizando exercícios e isso é o que nós estamos fazendo durante a nossa missão”, disse o almirante James Kilby ao jornal San Diego Tribune.
Hoje em dia, o porta-aviões USS Carl Vinson não é o único navio norte-americano que se encontra no mar do Sul da China. O USS Carl Vinson é escoltado pelo cruzador USS Lake Champlain e dois destróieres americanos Wayne E. Meyer e Michael Murphy.
Navio chinês participa em exercícios militares navais com a Rússia
© AP PHOTO/ XINHUA, WU DENGFENG, FILE
De acordo com a Asia Times, a atual missão da USS Carl Vinson e sua escolta representam “uma aparente mudança da política declarada pela administração de Obama, que se caracterizou pela redução da tensão e aproximação à China”.
Dadas essas circunstâncias, a China e a Associação das Nações do Sudeste Asiático realizaram na semana passada uma conferência em Bali, onde discutiram a possibilidade de criar um código de conduta para poder resolver as disputas no mar do Sul da China.
A capacidade da Marinha dos EUA para abordar as preocupações de seus aliados e manter afastados do mar do Sul da China os inimigos potenciais é uma “questão aberta”.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS