Brasília, 23 de junho de 2022 às 19:11
Selecione o Idioma:

Nicarágua

Postado em 27/04/2022 7:32

Nicarágua mostra conquistas na redução da malária

.

Manágua (Prensa Latina) O Ministério da Saúde da Nicarágua (Minsa) está hoje implementando um plano sobre o manejo clínico da malária, que mostra as realizações na redução da doença, informou uma fonte oficial.

Segundo o secretário geral da Minsa, Carlos Sáenz, em comparação com 2021, até agora este ano houve uma redução de 57% na doença, o que equivale a 3.700 casos.

No dia anterior, o funcionário disse que isto é conseguido quando há vontade política, decisiva para apoiar este esforço, quando há a participação de líderes comunitários e governos locais.

“Quando existe uma rede de aldeões e famílias voluntárias através do Modelo de Saúde Familiar e Comunitária, conseguimos desenvolver uma série de ações integradas, que permitem a redução da malária”, disse Saenz.

No final do VI Congresso Internacional sobre Malária 2022, realizado na capital, Saenz lembrou o trabalho de saúde realizado na área de Puerto Cabezas e Waspan, na costa norte do Caribe.

“Lugares que em anos anteriores tinham 85% e 98% da doença em todo o país, estão atualmente em 88%, o que demonstra a eficácia e o trabalho que vêm desenvolvendo na redução da malária”, disse o diretor da Minsa.

Comentários: