Brasília, 29 de junho de 2022 às 09:59
Selecione o Idioma:

Nicarágua

Postado em 09/05/2022 6:22

Nicarágua e Irã buscam maior cooperação

.

Manágua (Prensa Latina) A Nicarágua e a República Islâmica do Irã estão hoje empenhadas em conseguir maior cooperação em setores-chave para o país centro-americano, tais como petróleo e agricultura.

No dia anterior, durante uma visita de uma delegação iraniana e após uma reunião com o Presidente Daniel Ortega e a Vice-Presidente Rosario Murillo, as partes assinaram três memorandos de entendimento.

A primeira está ligada ao comércio de petróleo, petroquímica, produtos petrolíferos, exploração e refino.

“Estamos falando de questões concretas que são de interesse para a Nicarágua e onde contamos com o abraço fraterno e o acompanhamento do povo do Irã”, Ortega enfatizou ontem à noite durante a reunião com a delegação persa.

O segundo documento rubricado entre Manágua e Teerã diz respeito a todo o setor agrícola e pecuário.

Neste sentido, o chefe de Estado nicaraguense comentou que o objetivo não é manter as unidades de produção existentes no país, mas multiplicá-las.

“E o Irã pode montar unidades de produção aqui, coletando o que os agricultores produzem, processando-o, agregando valor a ele e depois levando-o ao mercado iraniano, bem como do Irã para outros mercados lá na região”, explicou ele.

Finalmente, há o Memorando de Entendimento entre a Companhia Nacional Iraniana de Refinação e Distribuição de Petróleo e o Ministério de Energia e Minas da República da Nicarágua.

A delegação de alto nível iraniana chegou aqui no dia 4 de maio e foi liderada pelo ministro do petróleo Javab Owji.

Comentários: