25.4 C
Brasília
quinta-feira, 28 março, 2024

México e EUA autorizam uso de vacina da Pfizer

AMÉRICAS

Sputnik – Os Estados Unidos autorizaram nesta sexta-feira (11) o uso da vacina do laboratório Pfizer. As primeiras imunizações estão previstas para começar nos próximos dias.

A Administração de Alimentos e Medicamentos dos Estados Unidos (FDA) aprovou o uso emergencial da vacina desenvolvida pelo laboratório norte-americano Pfizer em parceria com a BioNTech, da Alemanha.

O México também autorizou nesta sexta-feira (11) o uso emergencial da vacina da Pfizer.

Segundo as últimas fases de estudos para a aprovação da vacina, o imunizante tem 95% de eficácia.

De acordo com a FDA, a vacina poderá ser aplicada em indivíduos acima de 16 anos. O primeiro lote, com 2,9 milhões de doses, será destinado a idosos e profissionais de saúde.

Vacinação deve começar na semana que vem

Segundo o governo, a distribuição da vacina estava programada para ocorrer logo após a autorização da FDA. As primeiras doses devem ser aplicadas na semana que vem.

Os EUA também podem aprovar em breve a vacina produzida pela Moderna.

O primeiro país do mundo a autorizar o uso da vacina da Pfizer/BioNTech foi o Reino Unido, que já iniciou o plano de imunização da população. Além disso, o Canadá e o Bahrein também autorizaram o imunizante.

Segundo levantamento da Universidade Johns Hopkins, mais de 15,8 milhões de pessoas contraíram o coronavírus nos EUA, com registro de quase 295 mil mortes.

No México, são mais de 1,2 milhões de casos, com aproximadamente 113 mil mortes.

‘Milagre médico’

Em um pronunciamento à nação, o presidente dos EUA, Donald Trump, disse que o país tinha conseguido um “milagre médico”.

“Hoje nossa nação conseguiu um milagre médico. Distribuímos uma vacina segura e eficaz em apenas nove meses. Esta é uma das maiores conquistas científicas da história. Ela salvará milhões de vidas e, em breve, encerrará a pandemia de uma vez por todas. Estou emocionado em informar que a FDA autorizou a vacina Pfizer”, afirmou o chefe de Estado.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS