23.5 C
Brasília
quinta-feira, 25 abril, 2024

Médicos cubanos atendem casos mais graves de Covid-19 em Haiti

Porto Príncipe, l (Prensa Latina) Os profissionais cubanos da saúde inseriram-se em abril último na luta contra a Covid-19 em Haiti, e desde então atenderam alguns dos casos mais complexos da doença que açoita hoje ao país.
A vintena de especialistas da brigada Henry Reeve, laboram no principal centro de tratamento do sistema de saúde pública nacional, situado na neurálgica avenida de Delmas nesta capital.

‘Possivelmente as morbidades mais complexas que se manejam a assumem os profissionais da saúde cubanos, tendo em conta a confiança que tem o povo haitiano em nós’, confiou a Prensa Latina Elizabeth Segura, vice-coordenadora da Brigada Médica.

Entre as comorbilidades mais comuns que atenderam os galenos se encontra a hipertensão e diabetes, doenças que padecem uns 2 milhões 350 mil haitianos.

Segura estimou que até a data obtiveram bons resultados com o tratamento, de conjunto com profissionais do pátio e seguindo os protocolos estabelecidos pelo ministério nacional de saúde.

Haiti registra seis mil 690 casos de Covid-19 e 139 falecidos, principalmente em Porto Príncipe, que conta com mais do 74 por cento dos confirmados e quase a metade das mortes.

Ao menos 150 pacientes atenderam-se na instalação que conformou uma equipe conjunta de médicos e enfermeiras das duas nacionalidades ‘onde ambos aprendemos, e todos nos respeitamos’, manifestou por sua vez, Luis Orlando Olivero, coordenador da Brigada Médica de Cuba em Haiti.

O galeno indicou que além da Covid-19, a brigada da maior das Antilhas segue prestando serviço em todos os departamentos, com resultados favoráveis.

‘Temos podido trabalhar para o urgente como é o caso da Covid-19, mas sem deixar de trabalhar para o importante pelo compromisso que temos de lhe prestar assistência a todo o povo’, assegurou.

Em dezembro próximo, a Brigada Médica Cubana cumprirá 22 anos de presença em Haiti. Depois de terremotos, furacões e epidemia do cólera, agora enfrentam a pandemia da Covid-19 com resultados alentadores e o mesmo compromisso de faz duas décadas.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS