19.2 C
Brasília
quinta-feira, 28 março, 2024

López Obrador reitera compromisso de esclarecer o crime de Ayotzinapa

México, 2 de junho (Prensa Latina) Esclarecer os acontecimentos em Ayotzinapa com os 43 normalistas desaparecidos é um compromisso do governo, um assunto de Estado, insistiu hoje o presidente do México, Andrés Manuel López Obrador.
Em sua coletiva de imprensa matinal, desta vez do Yucatan e em meio a um ciclone de baixo nível, o presidente informou que falou pessoalmente com o presidente do Supremo Tribunal de Justiça, o Procurador-Geral e outros funcionários e que o acordo é de trabalhar em conjunto e fazer avançar as investigações.

Expressou que, segundo relatórios do Ministério Público, já foram emitidos mandados de prisão pela autoridade judicial para os servidores públicos envolvidos, embora sem mencionar os casos.

Disse que todos os fatores estão participando da investigação e revelou que o Ministério da Defesa fornece informações que facilitam as investigações para conhecer a verdade e espera que em breve haja resultados, embora ele não precise de tempo.

Reiterou que o crime de Ayotzinapa é um espinho no coração do México e não pode ficar impune. O pacto de silêncio entre seus autores e os responsáveis não vai funcionar e vamos descobrir o que realmente aconteceu com os normalistas em Ayotzinapa.

E insistiu que o Ministério da Defesa ajuda e fornece provas e todos os documentos que ele tem já estão nas mãos do Ministério Público e a investigação está aberta.

Não haverá impunidade, temos que esclarecer o que aconteceu, onde estão os jovens, e tem que haver justiça, reiterou ele.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS