19.5 C
Brasília
sexta-feira, 29 março, 2024

Líderes vietnamitas homenageiam Ho Chi Minh no Dia da Independência

Hanói, 1 set (PL) Líderes do Partido Comunista, da Assembleia Nacional, do Estado, do Governo e da Frente Pátria (FPV) prestaram hoje homenagem ao Presidente Ho Chi Minh por ocasião do 75ú aniversário da independência do Vietnã.
Entre aqueles que colocaram oferendas florais em frente ao monumento onde se guarda o corpo mumificado do venerado tio Ho estavam o primeiro-ministro Nguyen Xuan Phuc e o presidente da FPV, Tran Thanh Man.

Os atuais e antigos líderes do partido, ministros, chefes militares e representantes de organizações estatais e sociais também vieram ao mausoléu para prestar seus respeitos ao primeiro presidente do país. Os presentes também colocaram flores no Monumento aos Heróis e Mártires de Guerra vizinhos.

O Vietnã comemora seu Dia Nacional em 2 de setembro porque em uma data como essa em 1945 Ho Chi Minh leu a Declaração de Independência do derrotado colonialismo francês na Praça Ba Dinh, na capital.

Mas a abnegada nação do sudeste asiático ainda tinha que lutar mais 30 anos e oferecer as vidas de milhões de seus filhos para derrotar a invasão das tropas americanas e conseguir a reunificação do país em 30 de abril de 1975.

Infelizmente, Ho Chi Minh não testemunhou isto, talvez o momento mais significativo da história do Vietnã, pois o arquiteto da independência nacional morreu em 2 de setembro de 1969.

É por isso que os vietnamitas celebram a data com uma mistura de alegria e dor, mas sempre com eterna gratidão àquele que lhes ensinou que nada era mais precioso do que a liberdade e a independência.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS