Brasília, 15 de abril de 2021 às 19:14
Selecione o Idioma:

Internacional

Postado em 07/04/2021 10:02

Kim Jong-un diz que Coreia do Norte enfrenta ‘pior situação de todas’, afirma mídia

.

ÁSIA E OCEANIA

Sputnik – O líder norte-coreano Kim Jong-un teria admitido “pior situação de todas” enquanto discursava perante membros de seu partido governante durante grande conferência política em Pyongyang.

Especialistas notam que Kim talvez esteja enfrentando seu pior momento enquanto se aproxima de uma década no poder, com o lockdown do coronavírus na Coreia do Norte desencadeando mais choque na economia devastada por décadas de má gestão e sanções destrutivas chefiadas pelos EUA sobre seu programa nuclear, escreve a agência AP.

A agência estatal norte-coreana KCNA anunciou que Kim fez seus comentários durante o discurso de abertura da reunião dos subsecretários de células do Partido dos Trabalhadores na quarta-feira (7).

“Melhoria dos padrões de vida do povo […], mesmo na pior situação de todas na qual nós devemos lidar com desafios numerosos sem precedentes, depende do papel desempenhado pelas células, as organizações básicas do partido”, afirmou o líder norte-coreano.

Kim Jong-un insistiu que os membros concretizassem as decisões tomadas durante o congresso partidário de janeiro, quando ele prometeu reforçar sua dissuasão nuclear perante a pressão norte-americana e anunciou um novo plano de desenvolvimento nacional de cinco anos. O congresso ocorreu depois de meses de quando Kim, durante outra conferência política, mostrou uma sinceridade incomum ao reconhecer fracasso de seus planos de melhorar a economia norte-coreana.

Durante o discurso de quarta-feira (7), Kim também criticou as “deficiências” das unidades básicas do partido, sem especificar quais seriam essas deficiências, mas ressaltando que deveriam ser imediatamente corrigidas a fim de garantir o desenvolvimento “saudável e sustentável” do partido.

Líder norte-coreano Kim Jong-un durante o discurso de abertura da reunião dos subsecretários de células do Partido dos Trabalhadores, 7 de abril de 2021
© REUTERS / KCNA
Líder norte-coreano Kim Jong-un durante o discurso de abertura da reunião dos subsecretários de células do Partido dos Trabalhadores, 7 de abril de 2021

As células partidárias, constituídas por cinco a 30 membros, são as unidades inferiores de autoridade do partido que supervisionam as obras e condições da vida nas fábricas e em outros lugares. A rede de células é uma ferramenta importante para o Partido dos Trabalhadores perpetuar seu poder. A conferência anterior de secretários de células aconteceu em 2017.

Os contratempos econômicos deixaram Kim sem nada em demonstrações em sua diplomacia ambiciosa com o ex-presidente Donald Trump que entrou em colapso devido a desacordos na suspensão de sanções em troca da desnuclearização da Coreia do Norte.

Até agora, Coreia do Norte vem rejeitando negociar com a administração Biden, acentuando que Washington deve abrir mão primeiro de suas políticas “hostis”. Sem contar no reinício de testes de mísseis balísticos norte-coreanos no mês passado após uma pausa de um ano.

Comentários: