Brasília, 17 de outubro de 2021 às 08:52
Selecione o Idioma:

Haiti

Postado em 03/08/2020 5:43

Haiti registra mais de sete mil casos de Covid-19

.

Port-au-Prince, 3 de agosto (Prensa Latina) O Haiti registrou hoje 7.476 casos confirmados de Covid-19 e 165 mortes, enquanto mais de 61% dos infectados superaram a doença.
Os dados o colocam como o país terceiro no Caribe com os casos mais positivos, perdendo apenas para Porto Rico, com cerca de 18.400 e a República Dominicana, que excede 72.200.

O departamento Oeste, onde fica Porto Príncipe, tem o maior número de infecções, 5.293 no total e quase 40% dos mortos. Eles são seguidos por Artibonite (noroeste da capital), Central e Norte com 430, 369 e 345 positivos, respectivamente.

Embora as autoridades tenham assegurado recentemente que a pandemia está sob controle e há uma tendência de queda na taxa de positividade, elas insistem em que a população mantenha distância física, uso de máscaras e lavagem frequente das mãos, para limitar sua propagação.

Na semana passada, o Dr. Jean-Hugues Henrys, membro da comissão científica que administra a pandemia, expressou sua preocupação com uma nova onda de infecções, justamente quando o governo levantou o estado de emergência sanitária.

O médico disse à imprensa que nas últimas semanas várias cidades comemoraram festivais de vodu, que reúnem centenas de pessoas e nas quais medidas de segurança não são seguidas, disse ele.

‘O que aconteceu nessas atividades terá um impacto real na evolução da propagação do vírus, presumimos que o veremos na segunda semana de agosto’, afirmou.

A data também coincide com a reabertura do ano acadêmico, previsto para 10 de agosto, que envolverá maior movimentação nas cidades, aumento do transporte coletivo e presença de grande número de alunos nas escolas.

No entanto, o portfólio educacional anunciou um novo protocolo que inclui a limitação do número de alunos por sala de aula, a instalação de pontos de desinfecção e o uso de medidas de barreira.

‘Quatro meses depois, vemos que a curva está caindo, apesar de haver um ou dois departamentos em que a curva está estável ou está subindo.

Isso significa que já alcançamos o topo’, disse Henrys, embora insistisse que os dados não justificam a queda.

Comentários: