26.5 C
Brasília
quinta-feira, 28 março, 2024

Furiosos com a Turquia pela compra dos S-400 russos, Pentágono faz ameaças

© Sputnik / Sergei Malgavko

De acordo com a agência de notícias turca Ahval News, citada pelo RT, os EUA alertaram a Turquia com “graves consequências” caso não cancele a compra dos sistemas russos S-400.

“A compra do sistema russo de defesa antiaérea S-400 pela Turquia terá graves consequências entre o relacionamento da Defesa dos EUA e a Turquia”, afirmou o porta-voz do Pentágono, Eric Pahon, à agência de notícias Ahval News.

A intenção de compra dos S-400 pelos aliados dos EUA tem sido a principal preocupação para a OTAN, já que Washington afirma que o desenvolvimento de suas armas, como caças F-35, compromete a interoperabilidade da Aliança e revelaria “segredos” para os russos.

Perante a persistente pressão e ameaças de sanções, a administração de Trump interrompeu temporariamente o envio de 100 caças F-35 à Turquia.

Contudo, a Turquia não cedeu à pressão dos EUA e insiste que a diversificação do gasto militar foi importante para a segurança nacional.O presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, recentemente, expressou confiança de que os EUA “mudariam mentalidade”, mesmo perante as ameaças e alertas por parte dos EUA para que a Turquia “encontre as melhores soluções” sobre os sistemas russos S-400.

Vale ressaltar que os EUA têm pressionado a Turquia a cancelar a compra do sistema de defesa antiaérea S-400 da Rússia, entretanto, Ancara estima que comprar os equipamentos de Moscou sairia três vezes mais barato que os bilhões de dólares cobrados pelos EUA em produto semelhante.

Dessa maneira, os EUA têm ameaçado impor sanções à Turquia, caso o país decida comprar sistemas de mísseis da Rússia.

Sputnik

ÚLTIMAS NOTÍCIAS