Brasília, 19 de janeiro de 2022 às 15:17
Selecione o Idioma:

México

Postado em 28/10/2021 7:14

Em meio a crise mundial de matérias-primas, México criará empresa estatal para exploração de lítio

.

AMÉRICAS

Sputnik – A secretária da Energia do México, Rocío Nahle, apontou que o lítio é um material essencial para a produção de baterias, pelo que os benefícios de o explorar poderiam ser notados em um curto período de tempo.

Segundo a funcionária federal, a exploração e tratamento desse elemento exigirá a criação de uma empresa estatal, contou ao programa Tercer Grado.

Quando questionada sobre a estratégia 4T – ou Quarta Transformação, definida como estratégia de luta contra a corrupção e a pobreza no México – Nahle apontou que será o governo que estará encarregado de tal tarefa.

 

“Essa decisão [de expropriar o petróleo], durante oito décadas, nos deu riqueza, escolas, hospitais, estradas, nos deu preparação, etc. [Com] o lítio será o mesmo, sem dúvida, e eu acho que vai ser mais rápido, é um mineral estratégico que hoje é uma matéria-prima para a fabricação de baterias”, explicou a secretária da Energia.

Um jornalista questionou Rocío Nahle se isso queria dizer que ela estava “anunciando [a criação de] uma empresa estatal”, ao qual a secretária respondeu afirmativamente.

A criação de tal empresa, explicou ela, será estabelecida na lei secundária da reforma energética proposta pelo presidente mexicano, Andrés Manuel López Obrador.

No início deste mês, especialistas anunciaram o início de um novo superciclo de matérias-primas, um período de vários anos definido pelo aumento de preços de tais bens, sendo que o que está ocorrendo agora poderia durar até dez anos.

O lítio, por seu lado, revelou ser um elemento bastante precioso, uma vez que o cloreto de lítio-zircônio poderia ajudar a reduzir os custos de produção de baterias de lítio de estado sólido e acelerar sua comercialização em veículos elétricos. Esse material demonstra tolerância à umidade sem sinais de absorção ou degradação da condutividade quando exposto a uma atmosfera com 5% de umidade relativa.

Comentários: