Brasília, 18 de janeiro de 2022 às 16:41
Selecione o Idioma:

Venezuela

Postado em 27/11/2021 10:00

Eleições indígenas na Venezuela estão ocorrendo normalmente

.

Caracas (Prensa Latina) O processo eleitoral dos povos indígenas está ocorrendo hoje, segundo seus costumes ancestrais em oito estados da Venezuela, informou a ministra dessa pasta, Roside González.

Mais de quatro mil eleitores dessas comunidades devem comparecer aos colégios para eleger seus representantes nos Conselhos Legislativos Estaduais e nos Conselhos Municipais, de acordo com o disposto no Conselho Nacional Eleitoral (CNE).

A alta funcionária anunciou que essas cidades terão, a partir da votação, oito legisladores e 69 vereadores, que representarão os estados do Amazonas (7), Anzoátegui (12), Apure (7), Bolívar (8), Delta Amacuro (4), Monagas (8), Sucre (3) e Zulia (20).

Setembro passado, a CNE aprovou o Registro Eleitoral Definitivo de Comunidades e Organizações Indígenas, no qual 4.334 porta-vozes têm poderes para eleger seus representantes.

De acordo com o que estabelece o regulamento especial que regulamenta a eleição da representação indígena, o processo será desenvolvido na modalidade nominal em assembléias populares de acordo com os usos, tradições e costumes dessas populações, especificou o órgão eleitoral máximo em nota de imprensa.

No último dia 21 de novembro, mais de oito milhões de venezuelanos – 42% do cadastro eleitoral – foram às urnas para eleger os 23 governadores e 335 prefeitos do país, além dos membros das assembleias legislativas regionais e conselhos municipais.

Comentários: