Brasília, 15 de abril de 2021 às 11:04
Selecione o Idioma:

Internacional

Postado em 06/04/2021 6:55

De novo?! Navio encalha no canal de Suez e tráfego no local fica lento

.

ORIENTE MÉDIO E ÁFRICA

Sputnik – Em 29 de março, o cargueiro Ever Given, que bloqueou o canal de Suez por quase uma semana, foi finalmente arrastado do local onde encalhou, permitindo ao trânsito marítimo regressar à normalidade.

Um novo navio ficou preso no canal de Suez. O incidente ocorrido nesta terça-feira (6) causou dificuldades de navegação no trecho sul do canal, apurou a Sputnik. O canal é uma importante via navegável leste-oeste para o transporte global, uma vez que é a única maneira de ir do mar Mediterrâneo ao mar Vermelho.

Uma fonte comercial afirmou à agência Reuters que a embarcação enfrentava problemas no motor e que havia enviado rebocadores para auxiliar o navio. A Autoridade do Canal de Suez (SCA, na sigla em inglês) disse à agência que o problema durou apenas cerca de 10 minutos e “foi corrigido”.

Este é o segundo incidente no canal de Suex em menos de um mês. Em março, um navio cargueiro gigante bloqueou o canal de Suez por quase uma semana.

 

Ever Given

O navio porta-contêineres Ever Given, propriedade da empresa taiwanesa Evergreen Marine, seguia da China para o porto holandês de Roterdã, mas em 23 de março a embarcação ficou atravessada e presa nas margens do canal de Suez, bloqueando todo o tráfego em ambas as direções do canal.

A obstrução do canal resultou na perda de US$ 9 bilhões (aproximadamente R$ 51 bilhões) por dia no mercado global, dificultando a situação de diversas cadeias de produtos já tão afetadas pela pandemia do novo coronavírus.

Em 29 de março, o cargueiro foi finalmente arrastado do local onde encalhou, permitindo ao trânsito marítimo regressar à normalidade.

Comentários: