19.2 C
Brasília
quinta-feira, 28 março, 2024

Cuba: A ilha jovem é vacinada, a esperança cresce na Ilha grande

Após 50 dias do início da aplicação em residentes maiores de 19 anos que não possuíam nenhum dos critérios de exclusão definidos para o medicamento, o número de vacinados cobre 77% dos moradores, com idade autorizada a serem inoculados, e representa 60% da população total de Isla de la Juventud, informou ao Granma Internaqcional o dr. Víctor Doeste Hernández, coordenador da intervenção sanitária aqui.

O sucesso da vacinação não tem estado apenas no fato de abranger toda a população vacinável, mas no apoio que teve no cumprimento eficaz, rigoroso e responsável das medidas sanitárias, cujos bons resultados são apreciados ao longo de duas semanas sem novos casos positivos da Covid-19 no território, e por ter retardado o avanço da doença quando já havia coletado 540 infectados e duas mortes aqui.

Embora o impacto prático dessa conquista no enfrentamento ao coronavírus se limite a esta demarcação, a notícia transcende como esperançosa para o resto do arquipélago cubano, dado o que aconteceu na Ilha da Juventude — distinguida em nível governamental por um programa de atendimento especial — é sempre uma expressão em menor escala do que a Ilha maior poderia alcançar.

OS 50 DIAS DE UMA INTERVENÇÃO ÉPICA

No ano em que os moradores desta ilha lembram o 151º aniversário da chegada de José Martí à Isla de Pinos, o nome do seu épico personagem: Abdala, chegou aqui em 11 de maio, então como vacina, para proteger, através de uma intervenção sanitária, sua população contra um novo inimigo: a Covid-19.

Cinquenta dias depois, transcende o sucesso do fechamento dessa etapa, que segundo informações do dr. Víctor Doeste Hernández, coordenador municipal de imunização, seus resultados permitiram o cumprimento do esquema de vacinação com as três doses de Abdala.

O médico explicou que, para garantir o sucesso da intervenção sanitária em Isla de la Juventud, o Estado cubano forneceu meios essenciais como a garrafa térmica refrigerante e pastilhas congelantes, com os quais foi possível transferir e preservar o imunógeno, na temperatura ideal, para os 34 locais de vacinação, principalmente escolas.

Mais de 180 mil seringas e 15.673 ampolas de Abdala foram transferidas para esta ilha, recursos que chegaram a tempo graças ao serviço aéreo e marítimo.

Na primeira etapa da vacinação, foram beneficiadas as equipes de maior risco, participantes diretos do combate à pandemia, composta por mais de 4.000 trabalhadores da saúde e estudantes das Ciências Médicas; e também os grupos das empresas Droguerías e Pesca Isla, bem como os moradores que trabalham no principal centro turístico do município, Cayo Largo del Sur.

Embora aqueles ligados à Saúde tenham sido decisivos para imunizar tantos com Abdala em um tempo relativamente curto, não menos importante foi o apoio de milhares de trabalhadores da Educação, Gastronomia, Cultura, Transporte e autoridades, o governo em todas as suas estruturas, especialmente os vereadores e presidentes de conselhos populares, apoiados por organizações de massa como os Comitês de Defesa e a Federação das Mulhres, em outra demonstração de que a unidade favorece todas as ações para o bem comum.

A intervenção em saúde no município especial atendeu aos objetivos propostos pelo ministério da Saúde. Somente não foram vacinadas as gestantes, puérperas, menores de 19 anos, as 540 pessoas que adoeceram com a Covid-19 no território e as portadoras de doenças crônicas não transmissíveis descompensadas no momento da vacinação e que as não se estabilizaram durante a vacinação.

Para as autoridades sanitárias que dirigem a aplicação da vacina candidata Abdala, a organização do processo tem sido de extraordinária importância, desde a garantia logística e domínio de cada etapa, por se tratar de um produto multidose. Um exemplo disso foram os equipamentos móveis enviados para assentamentos rurais distantes da capital Nueva Gerona, e para comunidades agrícolas construídas em antigas escolas do programa de educação internacionalista.

São recorrentes as expressões de agradecimento dos milhares de moradores que já foram vacinados com Abdala, e que reconhecem esta garantia de vida no despertar da Revolução, na vanguarda do Comandante-em-chefe Fidel Castro Ruz no papel de nossa ciência como pilar da soberania.

A doutrina de Marti sempre funcionou em Fidel. Ambos estão na essência deste outro marco, que é Abdala, outrora um herói épico da caneta de José Martí, e agora uma vacina épica que protege a Ilha da terrível doença.

Boas notícias sobre a pequena ilha, tremenda esperança para a Ilha maior.

Ressaltou que esse indicador corresponde ao limite inferior exigido por cientistas da Organização Mundial da Saúde para obter imunidade de grupo contra a Covid-19.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS