Brasília, 29 de janeiro de 2022 às 01:56
Selecione o Idioma:

Internacional

Postado em 25/11/2021 4:25

Coreia do Norte está produzindo plutônio em complexo nuclear, indica monitoramento dos EUA

.

© REUTERS / Edgar Su

Sputnik – De acordo com o portal americano 38 North, a Coreia do Norte está operando o reator nuclear para produção de plutônio no complexo de Yongbyon.
O portal 38 North, relatou que imagens de satélite recentes do complexo a norte de Pyongyang forneceu evidências de atividade no reator de 5 megawatts, que pode produzir até seis quilos de plutônio, material utilizado para produzir bombas nucleares, por ano.
Além disso, o portal, citado pela agência de notícias Yonhap, afirma que é possível observar o vapor emanando do reator, indicando que pelo menos um de seus geradores está em funcionamento.
A Coreia do Norte aparentemente continua a operação de um reator nuclear para produção de plutônio no seu principal complexo de Yongbyon, segundo os EUA.
construção de uma ala ao sul do reator de água leve também foi citada pelo portal de monitoramento norte-americano.
Recentemente, os inspetores da União Europeia também apontaram atividades de enriquecimento de urânio no complexo de Kangson, que é a segunda instalação do país.
As negociações nucleares entre os EUA e a Coreia do Norte estão suspensas desde a cúpula de Hanoi de 2019, quando as duas partes não chegaram a um acordo.

Comentários: