Brasília, 16 de maio de 2022 às 13:55
Selecione o Idioma:

Internacional

Postado em 15/01/2018 3:35

Coreia do Norte acerta envio de orquestra à Olimpíada no Sul

.

© AP Photo/ Jon Chol Jin

A Coreia do Norte irá enviar uma orquestra de 140 membros para os Jogos Olímpicos de Inverno de 2018 na Coreia do Sul. A decisão foi acertada após reunião entre Seul e Pyongyang nesta segunda (15).

O grupo irá fazer duas apresentações, uma em Seul e outra em Gangneung.

Os norte-coreanos também estão negociando com Seul e a formação de um time conjunto de hóquei no gelo feminino. A medida, entretanto, precisa da aprovação do Comitê Olímpico Internacional (COI). Nunca houve na história das Olimpíadas uma equipe conjunta das Coreias.A delegação das Coreias terá uma reunião com o COI em sua sede, na Suíça, para discutir o possível time conjunto.

A participação da Coreia do Norte esteve envolvida em dúvidas, mas as Coreias fizeram sua primeira reunião em cerca de dois anos e acertaram a participação de Pyongyang nos Jogos, além de medidas para diminuir a tensão militar na região.

Segundo analistas ouvidos pela agência Associated Press, a Coreia do Norte pode estar tentando afastar Seul e Washington com essa aproximação diplomática com seus vizinhos do sul. Outros analistas afirmam, ainda, que o objetivo do país de Kim Jong-un é demonstrar normalidade, apesar de seu programa balístico e nuclear

Comentários: