Brasília, 19 de janeiro de 2022 às 14:58
Selecione o Idioma:

Costa Rica

Postado em 01/12/2021 5:16

Começa aumento de capacidade em estabelecimentos na Costa Rica

.

San José (Prensa Latina) Os estabelecimentos que optarem pela verificação do esquema completo de vacinação contra Covid-19 através do código QR poderão aumentar sua capacidade a partir desta quarta (02), segundo disposição do governo costarriquenho.

Portanto, as instalações devem identificar o modo de operação com uma placa, pôster ou outro tipo de sinalização visível, seja a opção de capacidade ampliada com verificação de código QR ou a opção de uma capacidade menor sem verificação.

Segundo as autoridades, a medida visa promover a dinamização da economia num dos momentos mais importantes para o comércio, ao mesmo tempo que visa reduzir o risco de surtos de vírus e novas variantes.

Em uma tabela por tipo de estabelecimento ou atividade, o Governo define que quem voluntariamente aproveitar a verificação poderá ampliar sua capacidade de 40% para 100%.

Entre as primeiras estão atividades esportivas, culturais, acadêmicas e de negócios e entre as segundas estão restaurantes, cafés, bares, cassinos, lojas, museus, academias, spas, turismo de aventura e academias de arte e dança, hotéis, motéis ou alojamentos, cinemas e teatros.

Vale lembrar que no dia 26 de novembro iniciou-se a geração do Passe de Saúde com QR para os turistas com esquema de vacinação completo, prevendo-se que menores de 12 a 17 anos não precisem apresentar atestado até 31 de janeiro de 2022.

A decisão de aplicar o QR code desagradou a empresários, comerciantes e muitos cidadãos comuns, a tal ponto que interpuseram recurso para a Controladoria-Geral da União, que acatou e pediu ao Executivo que apresentasse os argumentos que justificam esta medida, por considerá-la violação da confidencialidade das informações pessoais.

Da mesma forma, o governo decidiu estender a modalidade de trabalho remoto no setor público, pois tem sido uma ação que contribui para os esforços para continuar a redução das infecções e seu impacto nos serviços de saúde, além d dos benefícios para a institucionalidade.

Diz que a restrição sanitária diurna de veículos continuará a operar em dezembro apenas no anel viário (proibição de entrada no centro de San José) e a noite será entre 23h00 e 05h00, horário local, de segunda a domingo.

Para agilizar os trâmites de ingresso de estrangeiros residentes no país, a partir de hoje a confirmação de que estão em dia com o Fundo de Seguridade Social da Costa Rica será feita no momento da renovação da sua condição migratória, como antes da pandemia. .

Esclarece que esta medida se aplica a estrangeiros com estadia legal autorizada nas categorias Migratórias de Residência Permanente, Residência Temporária, Categorias Especiais ou Não Residentes, subcategoria Estadia.

Comentários: