Brasília, 11 de maio de 2022 às 23:18
Selecione o Idioma:

Cuba

Postado em 11/06/2020 12:20

Brigadistas cubanos em nova jornada de luta contra Covid-19 no Peru

.

Lima, (Prensa Latina) Os quatro grupos de médicos e enfermeiros de Cuba distribuídos em quatro regiões, iniciaram nesta quarta (10) uma nova jornada de luta, junto a seus locais, contra a pandemia de Covid-19, que já contagiou mais de 200 mil peruanos.
A brigada de 85 profissionais da saúde desenvolve seu trabalho nas regiões de Áncash, Arequipa, Moquegua e Ayacucho, onde foram recebidos com demonstrações de afeto e reconhecimento, em grande parte pela impressão deixada pelas brigadas que há 50 anos têm ajudado o Peru em situações catastróficas.

O chefe da brigada e do grupo de 27 cooperantes destinados a Áncash, Raudel Vargas, informou que em coordenaçãos com as autoridades de saúde nacionais e regionais se decidiu que os profissionais caribenhos se estabeleçam no porto de Chimbote.

O motivo, explicou, é que em Chimbote a situação é mais grave que na capital regional, Huaraz, na parte andina de Áncash e onde originalmente haviam planejado se estabelecer.

A ideia é que, conforme evolua a situação, nos desloquemos a outras províncias de Áncash mais afetadas, indicou Vargas.

Em Chimbote, os cubanos se distribuíram em quatro grupos mobilizados nos hospitais Regional e La Caleta e nas redes de Saúde Pacífico Sul e Pacífico Norte.

Quanto à região de Arequipa, os 26 brigadistas alocados a essa cidade do sul do país, localizaram-se no hospital dedicado à atenção de pacientes de Covid-19.

No cidade centro-sul de Ayacucho e em Moquegua ao sul, com 16 brigadistas cada uma, os trabalhadores cubanos da saúde desempenham suas funções também nos hospitais que concentram a atenção a contagiados do vírus.

Os brigadistas cubanos, integrantes do Contingente Henry Reeve, especializado no trabalho em situações de catástrofe, chegaram a Lima quarta-feira passada, em virtude de um convênio intergovernamental e a pedido dos governos das citadas regiões.

Comentários: