Brasília, 8 de agosto de 2022 às 01:25
Selecione o Idioma:

Bolívia

Postado em 29/06/2022 10:38

Bolívia estabiliza os preços e o crescimento econômico

.

La Paz (Prensa Latina) A Bolívia vive um período de estabilidade de preços, crescimento econômico e redução do desemprego diante da crise mundial, graças às novas medidas governamentais, explicou hoje o ministro do Planejamento, Sergio Cusicanqui.

As iniciativas compreendem o chamado Modelo Económico Social Comunitario Productivo (Mescp), o oficial foi citado pela TV boliviana como dizendo.

O país andino está alcançando este progresso, que inclui uma queda de 4,2% no desemprego este ano, apesar da complexa situação internacional devido à guerra entre Rússia e Ucrânia e à pandemia de Covid-19, lembrou o chefe de Estado.

A taxa de desemprego acima mencionada é de maio de 2022 e é 7,4 pontos percentuais inferior aos 11,6% encontrados pelo governo em julho de 2020 sob a administração do então presidente de facto Jeanine Áñez.

“Este cenário de crescimento e melhoria destes indicadores também contrasta com a situação em outros países da América Latina e do mundo”, disse o Ministro do Planejamento.

Cusicanqui citou entre as medidas de oferta e demanda implementadas através do Mescp para reativar a economia, desde novembro de 2020, o Bono Contra el Hambre, o crédito Sí Bolivia, o Re-IVA e a retomada dos investimentos públicos.

As iniciativas nos permitiram reconstruir a economia, consolidar o processo de reconstrução, retornar ao crescimento econômico e, como vemos agora, reduzir a taxa de desemprego, disse ele.

Comentários: