Brasília, 15 de abril de 2021 às 09:17
Selecione o Idioma:

Turismo

Postado em 27/07/2020 8:05

Antigua Guatemala: amor à primeira vista

.

Por Maitte Marrero Canda Guatemala, 27 de julho (Prensa Latina) Como o amor à primeira vista, Antígua entra nos olhos do visitante e é impossível se livrar dele.
Sua auréola romântica cobre dos lugares mais promovidos pelos cartões postais turísticos, como o Arco de Santa Catalina, a Iglesia de la Merced, o Central Park e as centenas de mosteiros em ruínas, até os cantos mais inesperados de ruas e telhados longos vermelho.

Um nome de ancestralidade obsoleta, ‘Cidade muito nobre e muito leal de Santiago dos Caballeros da Guatemala’, lembra o mundo do poder econômico que o levou a ser a capital deste país da América Central por pouco mais de 200 anos.

No entanto, todo mundo prefere dizer ‘la Antigua’, em um tom mais íntimo e secreto, enquanto sussurramos os nomes de amores indeléveis.

E é que esta cidade tem tudo e oferece sem modéstia ao turista, que cheira com ar conquistador sua paisagem urbana, os pátios com fontes imponentes, o ferro das janelas, quase sempre com vasos de flores, a arquitetura de suas cornijas ou sua magnífica praça central.

Antigua Guatemala: amor à primeira vistaHá quem garanta a existência de muitas antiguidades em uma, vivendo juntas em momentos e velocidades diferentes, mas isso também faz parte de sua marca.

Como você não pode ser cativado pelo pôr do sol, com os vulcões Agua, Fuego e Acatenango protegendo a paisagem de qualquer ponto de vista …? Como não podemos imaginar o que hoje está arruinando em todo o seu esplendor …? Como nos privar do artesanato feito por suas mulheres maias ou do melhor de seu mercado indígena, uma explosão de todos os sentidos …?

A verdade é que, com quase 1.500 metros de altura e com um tabuleiro de xadrez inspirado nos princípios do Renascimento Italiano, a cidade passou a possuir em menos de três séculos um grande número de monumentos impressionantes.

Tanto que, apesar de muitos estarem em ruínas, mantêm sua nobreza e dão uma idéia de como era a vida política, econômica e religiosa da antiga Capitania Geral da Espanha na Mesoamérica.

mem/car/mmc/jcfl

(Retirado de Orb)

Comentários: